Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Em ano de Copa, Brasileirão ganha projeção internacional

Competição bateu recorde neste ano e foi assistida por 150 países espalhados pelo mundo

Por Matheus Deccache 10 nov 2022, 18h06

Abrindo caminho para a Copa do Mundo, o Campeonato Brasileiro de 2022 chegará ao fim no próximo final de semana com o Palmeiras campeão pela 11ª em sua história, feito que o coloca como o maior vencedor do torneio. O time da capital paulista levantou o troféu na última quarta-feira, 9, para os olhos de torcedores espalhados por todo o mundo: a edição deste ano está sendo exibida para 150 países, um recorde, com jogos transmitidos com narrações em 13 idiomas diferentes.

Os primeiros países a se interessarem pelo torneio brasileiro foram a China e os Estados Unidos, em 2020, mas de acordo com a 1190 Sports, empresa responsável pela comercialização dos direitos para o exterior, o Brasileirão chegou a locais estratégicos como a África e o Oriente Médio. 

+ Emoção em todos os jogos: sites de apostas esportivas conquistam multidões

O motivo para esse sucesso passa muito pelo streaming. Um dos serviços criados pela 1190 para atrair fãs foi o Brasileirão Play, plataforma paga para o meio digital que já agrega mais de 650 milhões de pessoas espalhadas por mais de 90 países. 

“O crescimento da transmissão dos jogos ao vivo, além de popularizar nossas competições, é estratégica para ampliar outros tipos de receitas”, explica Bruno Maia, sócio da desenvolvedora de propriedades intelectuais Feel The Match. “É o primeiro ponto de contato para a criação de interesse e identificação de outros públicos, que podem consumir desde produtos licenciados, como também as histórias e personagens brasileiros”. 

Continua após a publicidade

Como exemplo, Maia cita a série desenvolvida pela Netflix Sunderland Até Morrer, que conta a história do time inglês para voltar à elite do futebol nacional após o rebaixamento na temporada de 2016-17. Segundo ele, o sucesso do documentário foi justamente o enorme apelo que a liga de futebol do Reino Unido tem. Atualmente, a Premier League é o campeonato nacional de futebol mais assistido do planeta. 

Para o presidente do Internacional, time gaúcho que atualmente ocupa a segunda colocação do Brasileirão, a transmissão dos jogos para tantos países agrega benefícios às marcas envolvidas e aos patrocinadores com comercialização e visibilidade. 

“É um conjunto de fatores que reúnem valor ao ‘produto’ futebol e principalmente aos times. Temos que estar atentos a essas movimentações, para que no futuro possamos melhorar cada vez mais as receitas com esses novos ativos”, diz Alessandro Barcellos.

Especialistas apontam, no entanto, que o fator fundamental para o sucesso do Campeonato Brasileiro fora do país é aumentar a qualidade do futebol e o poder de atração das grandes estrelas, o que ainda está longe do nível alcançado pelas principais ligas europeias.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.