Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Elon Musk diz que irá reverter banimento de Trump do Twitter

Rede social diz que ex-presidente americano 'incitou violência' durante invasão ao Capitólio, que deixou cinco mortos em Washington

Por Da Redação 10 Maio 2022, 15h39
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O bilionário Elon Musk afirmou nesta terça-feira, 10, que pretende restaurar a conta banida do ex-presidente americano Donald Trump no Twitter assim que seu acordo for finalizado. Em abril, ele deixou o mundo dos negócios de queixo caído ao fechar em poucos dias a compra da rede social por 44 bilhões de dólares.

    Durante conferência automotiva, ele definiu como um “erro” a decisão da rede social de suspender Trump em janeiro de 2020, após a invasão de seus apoiadores ao Capitólio, em Washington. Segundo o Twitter, onde o republicano tinha quase 90 milhões de seguidores, ele incitou um protesto violento a seus seguidores, que tentaram impedir o Congresso de formalizar a vitória do candidato democrata Joe Biden, atual presidente.

    “Eu acho que não foi correto banir Donald Trump, acho que foi um erro”, disse Musk. “Eu reverteria o banimento permanente. Digo que ainda não sou dono do Twitter, então esta não é uma coisa que com certeza irá acontecer, porque e se eu não for dono do Twitter? Mas minha opinião, e Jack Dorsey, quero ser claro, compartilha essa opinião, é que não deveria haver banimentos permanentes”, disse, citando o fundador da rede.

    Perfil de Elon Musk no Twitter
    Conta de Elon Musk no Twitter (Foto:Scott Olson/Getty Images/AFP)

    Além do Twitter, Trump também foi suspenso do Facebook e do YouTube por preocupações semelhantes. A rede criada por Mark Zuckerberg informou que revisará a suspensão, mas apenas em 2023. 

    Continua após a publicidade

    A fala do empresário nesta terça-feira segue o tom adotado assim que o acordo foi anunciado. Mudanças na moderação dos conteúdos, implantação de botão de edição e outras medidas estão entre algumas das propostas ventiladas recentemente para a plataforma. “A liberdade de expressão é a base de uma democracia em funcionamento, e o Twitter é a praça da cidade digital onde são debatidos assuntos vitais para o futuro da humanidade”, disse ele em comunicado anunciando a compra.

    Com 83 milhões de seguidores, Musk se lançou, recentemente, em uma cruzada pela liberdade de expressão. Com as mudanças, ele espera dar aos usuários mais controle sobre o que publicam e sobre o quem passa pelas suas linhas do tempo.

    Apesar da intenção de reverter o banimento, Trump vem dizendo reiteradamente que não pretende voltar ao Twitter, mesmo se sua conta for restaurada, e prefere ao invés disso divulgar sua própria empreitada nas redes sociais. A Truth Social, no entanto, vem se mostrando um fiasco desde seu lançamento, em fevereiro.

    Continua após a publicidade

    No Truth Social, as publicações são chamadas de “verdade”, o equivalente a um post no Facebook ou a um tuíte. Não há anúncios, de acordo com o que foi divulgado até agora. Os usuários escolhem quem eles seguem e a linha do tempo é uma mistura de postagens individuais e uma lista de notícias. Eles serão alertados se alguém os mencionar ou começar a segui-los.

    A principal parceira do projeto é a empresa Digital World Acquisition, que tem como diretor financeiro Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PSL-SP), deputado federal e aliado do presidente Jair Bolsonaro. Antes de entrar na política, ele já havia trabalhado no mercado financeiro, incluindo o banco de investimento JPMorgan.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.