Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

‘El Chapo’ promete não matar jurados de seu julgamento

Narcotraficante será julgado em setembro nos Estados Unidos

Por Da redação
Atualizado em 4 jun 2024, 17h18 - Publicado em 26 jan 2018, 14h33
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O traficante mexicano Joaquín Guzmán, conhecido como “El Chapo”, prometeu não matar nenhum dos jurados que participarão de seu julgamento, marcado para setembro.

    O narcotraficante foi preso em 2016, após fugir duas vezes de prisões de segurança máxima do México. Em janeiro de 2017 foi extraditado para os Estados Unidos, onde será julgado. O ex-líder do Cartel de Sinaloa enfrenta uma série de acusações, entre elas a de comandar uma empresa criminosa e de tráfico internacional de cocaína.

    A Procuradoria americana havia pedido à Corte Federal de Justiça do Brooklyn, que cuida do caso, proteção especial ao júri que participará do julgamento. O requerimento da acusação pede que os jurados sejam mantidos no anonimato e que estejam sempre acompanhados de uma escolta até a divulgação da sentença.

    As medidas são necessárias, segundo a Promotoria, em razão do histórico de violência e os relatos de que o mexicano já atentou contra testemunhas no passado.

    A defesa de El Chapo, contudo, argumentou que as precauções não são necessárias e que o traficante prometeu não causar nenhum mal aos jurados, segundo o jornal americano New York Post.

    Continua após a publicidade

    Eduardo Balarezo, um dos advogados de Guzmán, afirmou que o esquema de segurança “envia a mensagem a cada jurado de que ele ou ela precisam ser protegidos” de El Chapo. “Desta forma, os membros podem inferir que Sr. Guzmán é perigoso e culpado”, alegou.

    Balarezo sugeriu à Corte Federal manter o nome dos jurados em sigilo apenas para o réu e proibir a imprensa de publicar suas identidades. A justiça americana, contudo, ainda avalia a moção e não deu uma resposta para a questão.

    Guzmán já foi descrito pela revista americana Forbes como um dos homens mais ricos do mundo. Especialistas no controle de drogas dos Estados Unidos estimam que a receita de seu cartel seja de mais de 3 bilhões de dólares (cerca de 9,5 bilhões de reais) por ano.

    Além do tráfico de drogas, o traficante mexicano enfrenta processos por assassinato e lavagem de dinheiro. Em virtude de um acordo entre autoridades mexicanas e americanas, El Chapo não enfrentará pena de morte, já que essa não é uma possibilidade no México.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.