Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Egito culpa Israel por bloquear envio de ajuda humanitária a Faixa de Gaza

Ministério das Relações Exteriores defende Cairo e alega que Tel Aviv está impossibilitando a travessia por 'ataques direcionados' ao local

Por Da Redação
20 out 2023, 14h34
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Ministério das Relações Exteriores do Egito culpou Israel nesta sexta-feira, 20, por impossibilitar o envio de ajuda humanitária à Faixa de Gaza através da passagem de Rafah, única entrada não controlada por Tel Aviv. Por meio de publicações nas redes sociais, o porta-voz da pasta, Ahmed Abu Zeid, alegou que Cairo tornou-se vítima de ataques constantes da “mídia ocidental” sobre o bloqueio no trecho, apesar de Israel estar impossibilitando a travessia com seus ataques aéreos.

    “O foco no Egito na mídia ocidental é evidente na atual crise! Responsabilizando o Egito pelo fechamento da travessia, apesar dos ataques direcionados de Israel , além de insinuar recentemente a responsabilidade do Egito por obstruir a saída de nacionais de terceiros países”, escreveu Zeid na rede social X, antigo Twitter.

    Em seguida, ele reforçou que a passagem de Rafah está “aberta” provisoriamente e que o governo egípcio “não é responsável por obstruir a saída de nacionais de países terceiros”.

    Segundo a ONU, o acesso ficará livre para a entrada de primeiros socorros até sábado.

    + Israel, EUA e Egito formam comitê para viabilizar ajuda humanitária a Gaza

    O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores egípcio também afirmou que ainda existe a possibilidade de “mudar de rumo e despertar a consciência”, referindo-se à Cúpula do Cairo pela Paz, marcada para este sábado, 21.

    Continua após a publicidade

    O encontro tratará sobre a guerra Israel-Hamas, iniciada em 7 de outubro, e contará com representantes de diversas nações. Entre eles estão o presidente da Palestina, Mahmoud Abbas; o rei da Jordânia, Abdullah; o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa; a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni; o premiê espanhol, Pedro Sánches; as ministras das Relações Exteriores da Alemanha, da França e do Japão, Annalena Baerbock, Catherine Colonna e Yoko Kamikawa, e talvez até um representante do Brasil.

    Ainda na cúpula, estarão presentes o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, e o chefe de política externa da União Europeia, Josep Borrell. O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres também participará da reunião.

    Nesta sexta-feira, Guterres esteve na passagem de Rafah para incentivar a entrada urgente do auxílio humanitário em Gaza, destacando que caminhões devem entrar “todos os dias para fornecer apoio suficiente” à população. Informações do jornal britânico Financial Times indicam que o atraso é consequência do processo de inspeção dos veículos.

    Continua após a publicidade

    Guterres acrescentou, ainda, que cerca de 2 milhões de pessoas estão confinadas em gaza sem a quantidade adequada de suprimentos há quase duas semanas, desde o início do confronto. Com o “cerco total” israelense, o território ficou sem receber energia, água potável e combustíveis.

    A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou na segunda-feira 16 que a região tinha apenas 24 horas restantes de água. Segundo um vídeo publicado nas redes sociais da emissora Al Jazeera, médicos estão operando pacientes com a lanterna dos celulares.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.