Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Diretor da CIA teve encontro secreto com Kim, diz ‘Post’

De acordo com o jornal, reunião aconteceu no fim de semana da Páscoa como parte dos preparativos para as conversas entre o ditador e Trump

Por Da redação
Atualizado em 18 abr 2018, 00h51 - Publicado em 18 abr 2018, 00h25
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O diretor da Central de Inteligência Americana (CIA) Mike Pompeo atuou como enviado do presidente Donald Trump em um encontro secreto com o ditador norte-coreano Kim Jong-un há pouco mais de duas semanas, afirmou nesta terça-feira o jornal americano The Washington Post. Segundo contaram à publicação duas fontes ligadas ao episódio que não tiveram a identidade revelada, a reunião aconteceu na Coreia do Norte durante o fim de semana da Páscoa (dias 31 de março e 1º de abril) e teve como objetivo “preparar o terreno” para as conversas entre Trump e Kim, que devem acontecer em maio ou junho.

    Homem de confiança do presidente dos Estados Unidos, Pompeo foi indicado em 13 de março para ser o novo secretário de Estado, no lugar do demitido Rex Tillerson, mas ainda precisa ter o seu nome confirmado pelo Senado. Enquanto isso, segue como diretor da CIA.

    A reunião secreta marcaria o contato diplomático mais importante entre Estados Unidos e Coreia do Norte desde 2000, quando a então secretária de Estado Madeleine Albright se encontrou com o ditador Kim Jong-il, pai do atual governante norte-coreano.

    Aproximação

    No início de março, Trump aceitou um convite de Kim Jong-un para um encontro entre os dois. A aproximação encerrou mais de um ano de hostilidades entre os governantes. Os EUA buscam conseguir um acordo para que a Coreia do Norte interrompa o seu programa de armas nucleares. Segundo o presidente americano, a reunião deve acontecer até o início de junho.

    Durante audiência em uma comissão do Senado, como parte do processo para sua confirmação no cargo de secretário de Estado, Pompeo falou sobre as relações entre Washington e Pyongyang, mas não citou qualquer reunião. “Estou otimista de que o governo dos EUA consiga estabelecer as condições apropriadas para que o presidente e o líder da Coreia do Norte tenham uma conversa que nos coloque no caminho de atingir uma solução diplomática”, afirmou.

    Nesta terça, durante encontro com o premiê japonês Shinzo Abe na Flórida, Trump deu declarações que parecem corroborar a reportagem do Post. “Nós tivemos conversas diretas em níveis altos, muito altos com a Coreia do Norte”, disse o presidente americano, sem dar mais detalhes.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.