Coronavírus: Fronteira dos EUA com México será fechada à meia-noite
Presidente americano acusa imigrantes ilegais que tentam ingressar em seu país de serem vetores da epidemia
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira, 20, que a fronteira do país com o México será fechada a partir da meia noite desta sexta-feira, 20, para todo tráfego não essencial. As medidas tomadas como meio de conter a difusão da epidemia de Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, se somam às já adotadas na divisa com o Canadá.
Durante anúncio para a imprensa, na Casa Branca, Trump acusou imigrantes que cruzam irregularmente a fronteira México-Estados Unidos de serem vetores de transmissão da doença. “Durante uma pandemia, eles (os imigrantes indocumentados) ameaçam criar uma tempestade que pode transmitir a infecção para nossos agentes de fronteira, outros imigrantes e os cidadãos americanos”, disse o presidente.
O governo do México havia pedido nesta semana aos Estados Unidos que não fechasse totalmente a fronteira e que, pelo menos, mantivesse aberto o trânsito de trabalhadores e de comércio.
O secretário de Estado, Mike Pompeo, reiterou que seu departamento está alertando aos americanos que estejam fora do país a providenciarem “o retorno imediato”, a menos que pretendam permanecer no exterior por um longo período. Mas o governo americano não se propôs, até o momento, a buscá-los, apesar de vários países já terem fechado suas fronteiras e suspendido os voos. “Pode ser bastante perturbador, se você optar por viajar”, disse Pompeo.
Trump elogiou os governadores democratas dos estados da Califórnia, Gavin Newsom, e de Nova York, Andrew Cuomo, por suas atuações no combate ao coronavírus. “Eu os aplaudo”, disse. Newsom decretou a quarentena total no estado, assim como Cuomo. O presidente, porém, alertou que os trabalhadores essenciais deveriam continuar indo ao trabalho.
MPF denuncia caminhoneiros que bloquearam principal rodovia do país para pedir golpe
Regina Duarte derruba audiência da Globo com reprise de ‘Rainha da Sucata’
O que diz a primeira pesquisa presidencial após a prisão de Bolsonaro
Reação do governo Trump à prisão de Bolsonaro acende alerta no mercado
A reação de Damares à ordem para Bolsonaro cumprir a pena na sede da PF







