Clique e assine a partir de 9,90/mês

Coreia do Norte chama Trump de ‘velho errático e imprudente’

Declaração foi resposta a ataques de Trump após novo teste balístico realizado por Pyongyang

Por Da Redação - Atualizado em 9 Dec 2019, 15h57 - Publicado em 9 Dec 2019, 15h53

O vice-presidente do partido que governa a Coreia do Norte chamou Donald Trump de “velho errático e imprudente” nesta segunda-feira, 9, depois que o presidente dos Estados Unidos criticou os testes nucleares realizados por Pyongyang durante o fim de semana. 

Neste domingo 8, o regime norte-coreano anunciou a realização de novos testes de seu programa de mísseis. Trump respondeu com ameaças e afirmou que Kim Jong-un tinha muito a perder com seu comportamento “hostil”.

“A Coreia do Norte, sob a liderança de Kim Jong-un, tem um tremendo potencial econômico, mas deve desnuclearizar conforme prometido”, escreveu no Twitter. 

Diante dos ataques de Trump, Kim Yong-chol, vice-presidente do Partido dos Trabalhadores da Coreia (PTC), afirmou que os tuítes do presidente americano mostram claramente que ele é um velho irritado, “desprovido de paciência”.

“Como [Trump] é um velho errático e imprudente, pode chegar o momento em que não teremos escolha senão chamá-lo de ‘senil’”, disse, segundo o jornal britânico The Guardian.

Yong-chol foi um dos responsáveis por marcar e organizar as duas reuniões de cúpula entre os líderes americano e norte-coreano: uma em 2018, em Singapura, e outra no Vietnã, em fevereiro deste ano.

Continua após a publicidade

As negociações entre os dois países estão suspensas desde a última reunião formal entre os dois presidentes, quando Washington abandonou a mesa de diálogo por considerar que Pyongyang não estava oferecendo o suficiente ao desmantelamento de seus ativos nucleares e se recusou a suspender as sanções econômicas.

Trump e Kim Jong-un se encontraram ainda rapidamente na Zona Desmilitarizada, na fronteira entre as duas Coreias, em julho passado. 

Há dois meses representantes de ambos os países se reuniram na Suécia, mas o encontro foi encerrado com os norte-coreanos acusando Washington de não oferecer nada de novo e de manter ativa sua “política hostil”.

Apesar das expectativas acerca de um acordo de desnuclearização, aumentam as tensões entre os países, especialmente depois que Trump, durante a cúpula da Otan em Londres no início do mês, discursou sobre possíveis ações militares em direção à Coreia do Norte.

Continua após a publicidade

O americano ainda reviveu seu apelido para Kim Jong-un, “Rocketman” (ou “homem-foguete”). Por enquanto, uma terceira cúpula entre os líderes parece distante.

Publicidade