Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Conservadores vencem eleições na Áustria com diversas opções de coalizão

Com 92,1% dos votos apurados, partido do atual premiê, Sebastian Kurz, recebeu 37,1% dos votos, à frente de social-democratas, extrema-direita e verdes

Por Agência Brasil Atualizado em 29 set 2019, 19h04 - Publicado em 29 set 2019, 18h47

O Partido Popular, do ex-primeiro-ministro Sebastian Kurz, venceu as eleições antecipadas na Áustria. Com 92,1% dos votos apurados, a centro-direita obteve 37,1% dos votos, à frente dos social-democratas, com 21,7%, e da extrema-direita, que obteve 16%. Depois do colapso de 2017, o Partido Verde retorna ao Parlamento, com 14% dos votos, enquanto os liberais conseguiram 7,8%.

Afetada eleitoralmente após um escândalo de corrupção que motivou as eleições antecipadas, a ultradireita está com um pé na oposição. “Nosso partido precisa de um reinício. Certamente não posso sugerir a continuação do caminho do governo, não à luz desse resultado”, anunciou o secretário-geral do partido de extrema-direita Fpoe, Harald Vilimsky.

Com a desistência da extrema-direita, que integrava o governo de Kurz até maio deste ano, o primeiro-ministro terá essencialmente duas opções: uma ampla coalizão com os social-democratas, de centro-esquerda, ou uma maioria com os verdes. A coalizão entre a centro-direita e os verdes seria uma novidade em nível nacional, mas já foi testada em governos regionais na Áustria.

O Partido Verde ainda não definiu se formará uma coalizão com Sebastian Kurz. O secretário do partido ambientalista em Viena disse que a legenda conquistou “realizações históricas”. O líder nacional dos verdes, Werner Kogler, mencionou a responsabilidade do partido em relação à juventude, mas ainda não quis se expressar explicitamente sobre uma possível participação no governo.

Kurz também pode governar com a maior diferença (15,4%) entre o primeiro e o segundo partido na Áustria desde o pós-guerra. O primeiro-ministro admitiu ter ficado surpreso com a escala do sucesso eleitoral. “Ninguém pensou em tal resultado, mas você pode ter certeza de que usaremos a confiança com prudência que vocês nos deram”, disse.

Continua após a publicidade

Em relação às eleições anteriores, a extrema-direita está em queda livre e perdeu dez pontos. Os populares ganharam 5,7 pontos. Apesar de terem garantido a segunda colocação, os social-democratas caíram 4,9 pontos em relação a 2017. Depois de um mandato fora do Parlamento, os verdes subiram mais de dez pontos. Os liberais subiram 2,1 pontos.

Segundo a televisão pública ORF, Kurz obterá 71 dos 183 assentos do Parlamento austríaco. Os social-democratas terão 41 cadeiras; a extrema-direita, 30; os verdes, 27, e os liberais, 14. Mesmo com queda em relação às eleições de 2017, a participação atingiu 76,6%. Há dois anos, 80% dos eleitores austríacos tinham ido às urnas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.