Conservador Alejandro Giammattei é eleito presidente da Guatemala
A participação ficou em 50%, de acordo com os dados divulgados pelo Tribunal Supremo Eleitoral, um número baixo para os padrões do país
O conservador Alejandro Giammattei venceu neste domingo a ex-primeira-dama Sandra Torres no segundo turno das eleições da Guatemala e será o sucessor de Jimmy Morales na presidência do país.
Com mais de 92,97% das urnas apuradas pelo Tribunal Supremo Eleitoral, o candidato do partido Vamos obteve 59,13% da preferência do eleitorado contra 40,87% de sua adversária, que representa a União Nacional da Esperança.
Mais de 8 milhões de guatemaltecos estavam aptos a votar neste domingo para escolher quem comandará o país nos próximos quatro anos. Giammattei assumirá o cargo no próximo dia 14 de janeiro, quando Morales deixa o poder.
O Tribunal Supremo Eleitoral da Guatemala ainda precisa oficializar os resultados para que Giammattei e seu companheiro de chapa, Guillermo Castillo, sejam confirmados como novos presidente e vice-presidente do país.
A participação ficou em 50%, de acordo com os dados divulgados pelo Tribunal Supremo Eleitoral, um número baixo para os padrões do país e apesar dos pedidos dos dois candidatos para que a população fosse às urnas para votar.
A votação ocorreu com tranquilidade, sem o registro de incidentes.