Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Conflito entre Israel e Hamas ultrapassa 1.200 mortes no terceiro dia

Segundo um porta-voz das forças militares israelenses, as tropas do país lutam em sete ou oito pontos nos arredores da Faixa de Gaza

Por Pedro Gil Atualizado em 9 out 2023, 13h41 - Publicado em 7 out 2023, 22h21
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O terceiro dia do conflito entre Israel e o Hamas iniciou com novas explosões. No último balanço, desta segunda-feira, 9, o número estimado de mortos é de ao menos 1.200 pessoas, sendo 700 em Israel, 493 na Faixa de Gaza e 7 na Cisjordânia.

    Publicidade

    Segundo um porta-voz das forças militares israelenses, as tropas do país lutam em sete ou oito pontos nos arredores da Faixa de Gaza.

    Publicidade

    O Conselho de Segurança da ONU fez uma reunião emergencial no domingo, que terminou sem consenso sobre o conflito. O Brasil, na presidência do órgão, convocou o encontro após o ataque do Hamas a Israel no sábado.

    Também no domingo o governo se reuniu, no Palácio do Itamaraty, para tratar da situação dos brasileiros na região. A reunião contou com a participação da ministra substituta das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha, do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e do Assessor Especial do Presidente da República, Celso Amorim. O chanceler Mauro Vieira está em agenda oficial no Sudeste Asiático.

    Mais cedo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se manifestou sobre o episódio. Em uma rede social, o presidente disse que o Brasil atuará para evitar a escalada do conflito no país. “O Brasil não poupará esforços, inclusive no exercício da Presidência do Conselho de Segurança da ONU”, escreveu o líder brasileiro. Lula também conclamou a comunidade internacional a trabalhar na resolução do conflito, “para que se retomem imediatamente negociações que conduzam a uma solução ao conflito que garanta a existência de um Estado Palestino economicamente viável, convivendo pacificamente com Israel dentro de fronteiras seguras para ambos os lados”, disse o presidente.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.