Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Comando americano liberta dois ocidentais sequestrados na Somália

Forças especiais dos Estados Unidos libertaram nesta quarta-feira, no centro da Somália, dois trabalhadores voluntários, um dinamarquês e uma americana, sequestrados há três meses por piratas somalis, causando a morte de nove sequestradores.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, confirmou a incursão para resgatar os reféns.

“Os Estados Unidos não vão tolerar o sequestro de nossa gente, e não vão poupar esforços para salvaguardar a segurança de nossos cidadãos e levar seus captores à justiça, respondendo com força a qualquer ameaça”, advertiu.

Obama disse que autorizou pessoalmente a missão, na segunda-feira, para trazer de volta Jessica Buchanan, capturada junto com Poul Thisted, um dinamarquês. Os dois trabalhavam para a organização humanitária Danish Refugee Council Demining Group.

Poul Thisted, de 60 anos, e Jessica Buchanan, de 32, foram sequestrados no dia 25 de outubro passado em Galkayo, na região semiautônoma de Galmudug (centro).

Os dois foram resgatados ilesos por comandos americanos que desceram de helicóptero num local remoto da região central da Somália, onde combateram os sequestradores.