PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Com Lula na Argentina, Alckmin negocia parceria com UE

Alckmin reiterou a importância da agenda da sustentabilidade e da economia verde durante o encontro

Por Mafê Firpo 23 jan 2023, 19h03

Enquanto o chefe do executivo, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), participava nesta segunda-feira, 23, de um encontro bilateral com o argentino Alberto Fernández em Buenos Aires, o presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), se encontrou com o vice-presidente executivo da Comissão Europeia, Frans Timmermans. Esta é a primeira vez que Alckmin atua como presidente interino. 

A reunião, que ocorreu na manhã desta segunda-feira, tinha como objetivo tratar do adensamento das relações bilaterais da parceria estratégica entre o Brasil e a União Europeia, que existe desde 2007.

+ Como BNDES de Lula pode impulsionar gasoduto na Argentina

O bloco é o maior importador agrícola do mundo e seus 27 estados membros, em conjunto, são o segundo maior parceiro comercial do Brasil – país é o segundo maior fornecedor de produtos agrícolas para o bloco. A visita do vice-presidente executivo foi feita no intuito de rever o posicionamento brasileiro na pauta ambiental e, principalmente, nos compromissos do país com o desmatamento.  

De acordo com a Secretária de Comunicação Social da Presidência (Secom), Alckmin e Timmermans discutiram temas associados ao comércio, à sustentabilidade e ao meio ambiente. Durante a reunião, o presidente em exercício reiterou que a agenda de sustentabilidade e a economia verde vão ser a base para a reindustrialização brasileira.

Continua após a publicidade

Além disso, “Alckmin ainda sublinhou a importância da candidatura de Belém (PA) para sediar a COP 30, em 2025”, disse a Secom em nota.

+ ‘Ele pensa exatamente como eu’, diz Lula sobre novo chefe do Exército

“Os dois lados reforçaram a relevância do acordo de livre comércio entre o Mercado Comum do Sul (Mercosul) e a União Europeia. O comprometimento de ambos com a sua entrada em vigor foi reiterado”, acrescentou a Secom.

Continua após a publicidade

Durante o governo de Jair Bolsonaro, as negociações entre Europa e América Latina ficaram travadas devido à agenda ambiental (ou falta dela) do ex-presidente.

Segundo a União Europeia, da parte do Mercosul faltam “questões sobre desenvolvimento sustentável, a adesão ao Acordo de Paris e o desmatamento, especialmente no Brasil”. Já os países latino-americanos afirmam que é preciso rever o acordo, que daria mais benefícios à indústria europeia do que aos membros de seu bloco.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.