Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Colômbia estende bloqueio de trechos da fronteira com a Venezuela por 24h

Após distúrbios, governo colombiano mantém restrições nas pontes internacionais Simón Bolívar, Francisco de Paula Santander, La Unión e de La Unidad

Por Da Redação 26 fev 2019, 01h02
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O governo da Colômbia prolongou por 24 horas o fechamento de todas as passagens fronteiriças com a Venezuela no departamento de Norte de Santander, devido aos distúrbios que ocorrem na região, de forma que a medida se estenderá por toda a terça-feira, até meia-noite, informaram nesta segunda-feira fontes oficiais.

    “Considerando a continuidade (de distúrbios) em alguns dos pontos da fronteira com a Venezuela, gerados pelos grupos de venezuelanos na Colômbia, decidimos prolongar por mais 24 horas o fechamento da fronteira”, afirmou o diretor de Migração da Colômbia, Christian Krüger Sarmiento.

    O diretor afirmou que a medida foi tomada com o objetivo de seguir verificando “os danos na infraestrutura e garantir aos funcionários que se encontram nesses quatro pontos sua integridade e segurança”, para os excessos que ocorrem desde o último sábado após a tentativa de ingressar com ajuda humanitária na Venezuela.

    Os pontos em que a passagem continuará a ser restrita são as pontes internacionais Simón Bolívar, Francisco de Paula Santander, La Unión e de La Unidad. No último sábado, a Migração da Colômbia anunciou o fechamento dessas passagens entre ontem e hoje para avaliar os danos ocasionados.

    Cúcuta, capital do departamento colombiano de Norte de Santander, está conectada pela ponte internacional Simón Bolívar com a cidade venezuelana de San Antonio, no estado Táchira.

    Continua após a publicidade

    A ponte Francisco de Paula Santander une Cúcuta com a cidade de Ureña, da mesma forma que a de Tienditas, também conhecida como La Unidad, finalizada em 2016 e nunca colocada em serviço, e em cujo lado colombiano está armazenada a ajuda.

    Uma quarta ponte na área, La Union, é uma estrutura menor entre as cidades de Puerto Santander (Colômbia), a vizinha Cúcuta e a venezuelana Boca de Grita. Krüger pediu hoje “ordem e tranquilidade neste momento de transição” e afirmou que a Colômbia continuará a apoiar o “povo venezuelano (que) reivindica a liberdade dessa tirania”.

    “A partir da próxima quarta-feira, 27 de fevereiro, as fronteiras serão abertas nesses quatro pontos sem qualquer inconveniente”, acrescentou o diretor.

    Continua após a publicidade

    Da mesma forma, ele disse que a medida afeta apenas as passagens de fronteira em Norte de Santander, então o resto dos pontos de controle entre a Colômbia e a Venezuela continuará a “fornecer o serviço normalmente”.

    (Com EFE)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.