Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Colisão de trens no Chile deixa ao menos 2 mortos e 9 feridos

Investigação preliminar indica que comboio de passageiros vazio realizava manobras de teste de velocidade quando bateu em locomotiva de carga

Por Da Redação
Atualizado em 20 jun 2024, 14h54 - Publicado em 20 jun 2024, 10h01
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Uma colisão frontal entre um trem de passageiros e uma locomotiva de carga na comuna de San Bernardo, ao sul de Santiago do Chile, deixou pelo menos dois mortos e nove feridos nesta quinta-feira, 20. O comboio de passageiros sofreu um impacto tão forte que acabou em cima dos vagões de carga, que transportavam 1.346 toneladas de cobre.

    Segundo reportagens do diário chileno La Tercera e da emissora CNN Chile, investigações preliminares indicam que o trem de passageiros realizava manobras de velocidade nos trilhos quando inesperadamente se deparou com o trem de carga parado. Uma falha no sistema de sinalização teria impedido o maquinista de ser avisado sobre a presença do comboio parado. Especialistas avaliam essa possibilidade e também investigam a tragédia pode ter sido causada por erro humano.

    Miguel Araya, prefeito de Buin, visitou o local do acidente e confirmou que a locomotiva de passageiros era de teste. Ele acrescentou que a tripulação, composta por quatro chineses e outros cinco colegas, conseguiu fugir para o último vagão momentos antes do impacto.

    “Essas nove pessoas estão, neste momento, em estado grave, foram todas retiradas do local, mas não correm risco de vida”, declarou o procurador local em coletiva de imprensa.

    O acidente provocou forte reação nas redes sociais, onde foram compartilhadas imagens e vídeos do momento da colisão.

    Continua após a publicidade

    Continua após a publicidade

    A mídia local reportou que o corpo de um dos mortos permanece preso, devido ao risco de queda do comboio. Os restos mortais da outra vítima foram ejetados da locomotiva com o impacto. Unidades de resgate e o Corpo de Bombeiros local foram mobilizados para a área do acidente, levando os feridos às pressas para hospitais próximos.

    A Seção de Investigação de Acidentes de Trânsito (SIAT) dos Carabineros (espécie de Polícia Militar chilena) foi designada para realizar as investigações no local do incidente. O presidente da Companhia Ferroviária Estadual (EFE), Eric Martin, enviou condolências aos familiares dos falecidos e explicou que a unidade de investigação de acidentes da empresa colaborará para esclarecer o ocorrido. Segundo ele, a sinalização dos trilhos funcionou corretamente. Dispositivos semelhantes a caixas pretas dos aviões, que registram os movimentos e a velocidade do trem, devem ser usados na investigação.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.