Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Chanceler da Rússia visitará a Coreia do Norte na quinta-feira

Serguei Lavrov e Ri Yong Ho se reunirão em Pyongyang para tratar de relações bilaterais e do programa nuclear norte-coreano

Por Da Redação
Atualizado em 30 jul 2020, 20h19 - Publicado em 30 Maio 2018, 12h31

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, viajará à Coreia do Norte na quinta-feira (31) para tratar do programa nuclear e da cooperação bilateral, informou hoje (30) a chancelaria russa. A visita oficial de Lavrov se dá justamente quando os Estados Unidos e a Coreia do Norte negociam o encontro histórico entre seus líderes.

Lavrov e o ministro das Relações Exteriores norte-coreano, Ri Yong Ho, tratarão também de questões  internacionais e regionais, indicou o ministério. No mês passado, ambos se reuniram em  Moscou, no contexto dos  esforços de Pyongyang para melhorar suas relações com as potências mundiais.

Lavrov viajará a Pyongyang em meio às negociações de possível encontro entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un. Trump cancelara a reunião, marcada inicialmente para 12 de junho em Singapura. Washington deseja a desnuclearização rápida e verificável de Pyongyang, em troca do alívio às sanções econômicas.

A Coreia do Norte tem outra opinião sobre a desnuclearização. O país se preocupa com a sua vulnerabilidade, ao abandonar seu poder de dissuasão, diante da presença militar dos Estados Unidos na Coreia do Sul. Washington mantém 28.500 militares no país.

O presidente russo Vladimir Putin criticou o cancelamento do encontro entre Trump e Kim, na semana passada. “Nós, da Rússia, lamentamos o fato, pois realmente contávamos com esse passo muito significativo em direção a desescalada da situação na península coreana e que este será o começo de todo o processo de desnuclearização”, afirmou Putin.

Continua após a publicidade

O encontro entre os chanceleres russo e norte-coreano está confirmado para o mesmo dia em que se reúnem o braço direito de Kim Jong-un, Kim Yong Chol, e o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, na tentativa de salvar a cúpula entre Trump e Kim.

No Japão, a imprensa afirmou que o governo examina a possibilidade de conversas diretas com a Coreia do Norte e não descarta uma reunião de ministros das Relações Exteriores em agosto. As autoridades japonesas não confirmaram as informações dos meios de comunicação.

A reunião entre os ministros das Relações Exteriores do Japão, Taro Kono, e da Coreia do Norte, Ri Yong Ho, poderia acontecer durante o fórum regional da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), previsto para agosto em Singapura, de acordo com o jornal Mainichi.

(Com AFP)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.