Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Candidata que chamou assassino de Gandhi de ‘patriota’ é reeleita na Índia

Pragya Thakur é acusada de apoiar grupos terroristas hindus que atacam muçulmanos, como o que matou seis pessoas em 2006

Por Da Redação
Atualizado em 23 Maio 2019, 17h44 - Publicado em 23 Maio 2019, 16h34

A deputada Pragya Thakur chamou a atenção no mundo todo por ter sido reeleita para o Parlamento indiano. Integrante do Partido do Povo Indiano (BJP), do primeiro-ministro Narendra Modi, Thakur tornou-se conhecida como a indiana que chamou de patriota o assassino do Mahatma Gandhi e como apoiadora de grupos terroristas que atacam minorias religiosas da Índia.

A parlamentar de linha nacionalista hindu faz parte da ala radical do BJP. Aos 49 anos de idade, ela é acusada de planejar um ataque a bomba contra muçulmanos em Malegaon, cidade indiana a 200 quilômetros de Mumbai, em 2006. Seis pessoas morreram no atentado.

Além da acusação de terrorismo, Thakur elogiou o autor dos disparos que vitimaram o líder pacifista indiano Mahatma Gandhi, em 1948. Quando perguntada por um repórter sobre a declaração do ex-ator e agora político Kamal Haasan de que o primeiro terrorista indiano foi um hindu, Thakur disse que “Nathuram Godse foi um patriota e assim permanecerá”.

“As pessoas que chamam ele de terrorista deveriam repensar. Eles vão receber uma resposta adequada nestas eleições”, afirmou sobre o assassino.

Continua após a publicidade

Conhecido e reverenciado na Índia como o “Pai da Nação”, por sua luta pacífica em favor da independência da Índia da Inglaterra, nos anos 1940, o Mahatma Gandhi é visto com ceticismo por uma parcela dos hindus, contrariada por sua defesa de uma Índia aberta a todas as religiões e etnias.

Desde que Narendra Modi venceu as eleições, em 2014, o nacionalismo hindu vem crescendo no país, com o aumento de casos de intolerância religiosa e casos de linchamentos. Reeleito e com sua base de apoio no Parlamento ampliada, Narendra Modi terá mais tranquilidade para tocar sua agenda nacionalista.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.