Inverno: Revista em casa por 8,98/semana

Brexit: Johnson diz a Macron que negociação deve se encerrar até setembro

O primeiro-ministro do Reino Unido 'não acredita fazer sentido' o prolongamento das conversas para um acordo comercial

Por Da Redação
18 jun 2020, 18h08

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, disse ao presidente da França, Emmanuel Macron, que não acredita ser necessário estender as negociações sobre o acordo comercial pós-Brexit com a União Europeia até o final de setembro, afirma um comunicado de Downing Street nº 10 nesta quinta-feira, 18.

“O primeiro-ministro ressaltou que o Reino Unido não acredita fazer sentido que as negociações sejam prolongadas até o outono [que, no Reino Unido e em todo o hemisfério norte, começa no final de setembro]”, diz o comunicado.

Johnson ressaltou seu apoio à intensificação em julho das negociações do acordo comercial pós-Brexit, um compromisso firmado entre o Reino Unido e a União Europeia em um comunicado conjunto do início de junho, após pelo menos quatro rodadas de reuniões estagnadas.

A conversa entre os dois chefes de governo ocorreu durante uma visita cerimonial de Macron a Londres, em homenagem ao aniversário de 80 anos do início da resistência francesa à ocupação da Alemanha Nazista na Segunda Guerra Mundial, que é pontuado na narrativa oficial pelo discurso do então general refugiado no Reino Unido Charles de Gaulle, transmitido pela rádio BBC ao povo francês.

De Gaulle, que se tornou depois o líder da resistência francesa ao nazismo, foi eleito o primeiro presidente da França após o conflito.

Continua após a publicidade

O governo francês não se posicionou oficialmente sobre o comunicado britânico. Segundo uma fonte do gabinete de Macron, o presidente francês, em seu encontro com Johnson, lembrou o compromisso da França com um acordo comercial entre o Reino Unido e a União Europeia para o período pós-Brexit.

Macron ainda teria demonstrado seu apoio a Michel Barnier, diplomata francês que é o negociador-chefe da União Europeia.

Embora o Reino Unido tenha concretizado sua saída da União Europeia no final de janeiro, o país permanece sob as regras comerciais e diplomáticas do bloco durante o “período de transição”, previsto para se encerrar até dezembro.

Continua após a publicidade

O “período de transição” serve para que os britânicos possam firmar um novo acordo comercial com o bloco para evitar uma ruptura brusca das relações comerciais.

Segundo o site da Biblioteca da Câmara dos Comuns do Parlamento britânico, 45% das exportações e 53% das importações do Reino Unido em 2018 envolveram países da União Europeia.

(Com Reuters)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA INVERNO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.