Biden diz que venceria revanche contra Trump e cita perigo à democracia
Comentário foi feito um dia depois que democra lançar oficialmente a sua candidatura à reeleição

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sugeriu nesta quarta-feira, 26, que derrotaria o ex-chefe do executivo, Donald Trump, novamente caso o republicano tentasse uma revanche em 2024. O democrata aproveitou para alertar ainda que o ex-presidente é uma ameaça ao país.
O comentário foi feito um dia depois que Biden lançou oficialmente a sua candidatura à reeleição, logo após uma reunião com o presidente sul-coreano, Yoon Suk Yeol. Um repórter que estava na ocasião perguntou ao democrata se ele estaria concorrendo porque acreditava ser o único capaz de derrotar Trump.
“Posso não ser o único, mas o conheço bem e sei o perigo que ele representa para nossa democracia”, disse Biden. “Já passamos por esse caminho antes”, acrescentou.
O vídeo de lançamento da campanha de Biden divulgado nesta terça-feira, 25, incluía imagens do ataque de 6 de janeiro de 2021 ao Capitólio dos EUA por apoiadores de Trump. Além disso, o democrata também prometeu defender e proteger as liberdades americanas de ataques de “extremistas” ligados ao ex-presidente.
Em 2020, Biden argumentou que concorreu por causa da “ameaça única” representada por Trump. Agora, ele disse que sua decisão de concorrer novamente não está ligada a Trump.
+ Eleitores não querem Biden nem Trump em 2024, mostra pesquisa
“Acho que ainda estaria concorrendo se ele não fosse”, disse Biden sobre Trump, que já anunciou sua candidatura, junto com vários outros candidatos republicanos.
O democrata também disse que “avaliou com atenção” sua idade, 80 anos, porém ele afirmou que isso não foi um obstáculo para sua decisão, e que não deveria ser um problema para seus eleitores. Atualmente, ele é a pessoa mais velha a ocupar o cargo de presidente e caso ganhasse as eleições em 2024, finalizaria seu segundo mandato com 86 anos.
Uma pesquisa feita pelo instituto Ipsos e publicada pela agência de notícias Reuters, no entanto, mostra que o eleitorado não está muito entusiasmado com a perspectiva de uma possível revanche entre Biden e Trump. De acordo com os dados coletados, cerca de dois terços dos entrevistados não querem que nenhum dos dois concorra novamente.
A pesquisa de opinião, que foi concluída na segunda-feira, também indica que 61% dos democratas acreditam que o atual presidente não deveria tentar a reeleição por estar velho demais. Em comparação com os republicanos, apenas 35% dos eleitores disseram que Trump, 76, era muito velho para concorrer.