Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Avião cai durante decolagem no Nepal e mata 18; apenas piloto sobrevive

Aeronave despencou após poucos minutos no ar; causas do acidente ainda não foram formalmente identificadas

Por Da Redação
24 jul 2024, 16h39
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Um avião entrou em combustão e caiu durante a decolagem em Katmandu, capital do Nepal, nesta quarta-feira, 24, deixando 18 mortos. O piloto, único sobrevivente do acidente, foi resgatado dos destroços e levado a um hospital da região. O voo Saurya Airlines tinha como destino centro turístico do Himalaia de Pokhara e transportava 17 funcionários da empresa e dois membros da tripulação.

    Publicidade

    Segundo porta-voz da polícia, Dan Bahadur Karki, o piloto está com ferimentos nos olhos e na testa, sem perigo de vida. Entre as vítimas, 17 eram nepaleses e um era iemenita, que trabalhava como engenheiro. A aeronave decolou às 11h15 no horário local (2h30 em Brasília) no Aeroporto Internacional de Tribhuvan, e despencou após poucos minutos no ar, informou o centro de coordenação de busca e salvamento da Autoridade de Aviação Civil do Nepal em comunicado.

    Publicidade

    Assim que colidiu com o solo, o avião explodiu e foi envolvido por fumaça. Caminhões de bombeiros e ambulâncias foram enviados ao local. As causas do acidente ainda não foram formalmente identificadas. Mas o chefe do aeroporto, Jagannath Niraula, disse à emissora BBC Nepal que o voo seguiu a direção errada. “Assim que decolou, ele virou à direita, (quando) deveria ter virado à esquerda”, afirmou com base em uma avaliação inicial conduzida pelo aeroporto.

    Continua após a publicidade

    + Os novos — e lucrativos — voos da Embraer

    Publicidade

    “O avião estava programado para passar por manutenção por um mês, começando na quinta-feira… Não está claro por que ele caiu”, rebateu o chefe de marketing da Saurya Airlines, Mukesh Khanal, em depoimento à agência de notícias Reuters.

    Não é a primeira vez que o país se vê diante a uma tragédia no setor de aviação. Em janeiro do ano passado, 72 pessoas morreram em um acidente da companhia Yeti Airlines, provocado por um erro dos pilotos, que cortaram a energia por engano. Em 1992, o Nepal registrou o incidente aéreo mais mortal de sua história, após um avião da Pakistan International Airlines cair nos arredores do Aeroporto de Katmandu. Na ocasião, 167 foram mortas.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.