Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Ativistas mandam balões com músicas de K-pop à Coreia do Norte

Lançamento acontece dias depois de Pyongyang enviar quase mil balões repletos de lixo e fezes em direção ao país vizinho

Por Da Redação
Atualizado em 6 jun 2024, 10h47 - Publicado em 6 jun 2024, 10h35
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Um grupo de ativistas sul-coreanos enviou nesta quinta-feira, 6, dez balões com propaganda anti-Coreia do Norte, música K-pop e milhares de dólares em direção a Pyongyang, em resposta aos balões de lixo e fezes enviados pelo país dias antes.

    Os desertores norte-coreanos do grupo Movimento Livre da Coreia do Norte (FFNK) afirmaram ter enchido os balões com 200 mil folhetos de oposição ao regime do líder norte-coreano Kim Jong-un, 5 mil pen drives contendo vídeos musicais sul-coreanos e  2 mil notas de um dólar.

    “Inimigo do povo, Kim Jong-un enviou sujeira e lixo para o povo sul-coreano, mas nós, os desertores, enviamos verdade e amor aos nossos colegas norte-coreanos!”, escreveram os ativistas em um pôster.

    Guerra dos balões

    Na semana passada, a Coreia do Norte lançou quase mil balões repletos de lixo, fezes e pontas de cigarro em direção ao seu vizinho do sul como forma de protesto contra envios anteriores de propaganda anti-norte-coreana por grupos de ativistas sul-coreanos.

    Apesar de o governo da Coreia do Sul desencorajar essa prática, grupos como o FFNK enviam balões com itens proibidos no Norte há anos. Em 10 de maio, o grupo de ativistas lançou balões com cerca de 2 mil dispositivos USB contendo música K-pop e K-dramas à Coreia do Norte, ação que pode ter estimulado o envio dos balões com fezes.

    Continua após a publicidade

    A Coreia do Norte concordou em parar temporariamente o lançamento de balões após Seul ameaçar retomar as transmissões de propaganda e músicas sul-coreanas através de alto-falantes na fronteira entre os países. No entanto, o envio de novos balões sul-coreanos pode provocar uma resposta do Norte, que já alertou estar preparado para enviar “cem vezes a quantidade de papel higiênico e sujeira” lançada na semana passada, de acordo com a agência de notícias norte-coreana Yonhap.

    A “guerra dos balões” aumentou a tensão na Península da Coreia, levando a Coreia do Sul a suspender um pacto militar com o Norte firmado em 2018. A decisão permite que o país retome seus exercícios militares na fronteira e, se necessário, tome “medidas suficientes e imediatas” contra Pyongyang.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.