Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Ataques terroristas dobraram na Europa em 2017

A ameaça continua aguda, segundo a Europol; no ano passado, houve 33 atentados, dos quais dez mataram 62 pessoas

Por Da Redação
Atualizado em 20 jun 2018, 21h36 - Publicado em 20 jun 2018, 18h24
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Van atropela pedestres e deixa feridos em ponto turístico de Barcelona - 17/08/2017
    Motorista de van atropela pedestres em ponto turístico de Barcelona: 16 mortos e mais de 100 feridos. 17/08/2017 (Josep Lago/AFP)

    O número de ataques extremistas na Europa duplicou em 2017, informou nesta quarta-feira (20) a agência de polícia Europol, que advertiu sobre “a gravidade do perigo” dos atos menos sofisticados reivindicados pelo grupo Estado Islâmico (EI).

    Publicidade

    “A ameaça de ataques extremistas na União Europeia continua sendo aguda, como demonstram os atentados que aconteceram em 2017″, advertiu a agência.

    Publicidade

    No ano passado, a Europol registrou 33 ataques terroristas no continente. Desses, dez provocaram a morte de 62 pessoas, indicou a agência europeia em seu relatório anual “Situação e tendências do terrorismo”. Em 2016, foram registrados 13 ataques, dos quais dez resultaram na morte de 135 pessoas.

    Continua após a publicidade

    “O número de ataques terroristas jihadistas aumentou em 2017. Mas, em paralelo, seu nível de preparação e execução se revelou menos sofisticado”, declarou a Europol.

    Publicidade

    A agência de polícia europeia se refere especialmente aos atos terroristas cometidos por indivíduos, geralmente chamados de “lobos solitários”. São os casos de atropelamento de multidões e esfaqueamento de pedestres, como aconteceu em Londres no ano passado. Ataques desse tipo na capital britânica deixaram 13 mortos e 98 feridos.

    Os autores dos ataques extremistas cometidos na União Europeia no ano passado estavam, em sua maioria, instalados no continente. “Isso significa que eles se radicalizaram em seus países de residência, sem terem viajado para se integrar a um grupo terrorista no exterior”, continua o informe.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Desde que o Estado Islâmico perdeu terreno na Síria e no Iraque, o grupo “estimula seus partidários a lançarem ataques de maneira solitária em seus países de origem, em vez de fazê-los se deslocar para um autodenominado califado”, declarou a Europol.

    “O Exército Islâmico, a Al Qaeda e outros grupos jihadistas continuam sendo uma ameaça maior e têm a intenção e a capacidade para realizar ataques terroristas no Ocidente”, continua a Europol.

    Publicidade

    “Portanto, apoiar os Estados-membros na luta contra o terrorismo continua sendo uma prioridade absoluta”, declarou à imprensa a nova diretora da Europol, Catherine De Bolle.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.