Buenos Aires, capital da Argentina, acordou na manhã desta terça-feira, 20, com milhares de torcedores esperando a chegada dos jogadores da seleção, campeões da Copa do Mundo de 2022. A partir das 9h, a área do Obelisco e arredores foi inundada por pessoas que não queriam perder a festa – mas a rota do ônibus dos atletas mudou por questões de segurança e o deslocamento da caravana de torcedores deve travar toda a cidade.
[AHORA] El Obelisco, colmado para recibir a la Scaloneta. 🇦🇷🏆🇦🇷🏆pic.twitter.com/MZuidafbrW https://t.co/4lgHGOZ1lQ
— ElCanciller.com (@elcancillercom) December 20, 2022
Os jogadores, a comissão técnica e as máximas autoridades da Associação de Futebol da Argentina (AFA) definiram uma nova alteração no percurso da caravana para festejar a conquista do tricampeonato mundial de futebol. Não passarão pelo Obelisco nem visitarão a Casa Rosada devido ao número de pessoas presentes.
Os jogadores viriam saudar os torcedores da Avenida 25 de Maio e da Avenida 9 de julho, segundo o circuito organizado pelos órgãos de segurança (Nação, Província e Cidade de Buenos Aires). Mas as ruas estavam tão cheias que o evento precisou ser modificado por questões de segurança.
“Não nos deixam chegar a cumprimentar todas as pessoas que estavam no Obelisco. Os mesmos órgãos de segurança que nos escoltaram, não nos deixam seguir em frente. Mil desculpas em nome de todos os jogadores Campeões. Uma pena”, escreveu o presidente da federação argentina, Chiqui Tapia, pelo Twitter.
No nos dejan llegar a saludar a toda la gente que estaba en el Obelisco, los mismos organismos de Seguridad que nos escoltaban, no nos permiten avanzar.
Mil disculpas en nombre de todos los jugadores Campeones.
Una pena 😠🇦🇷— Chiqui Tapia (@tapiachiqui) December 20, 2022
Mesmo assim, para este dia, foi decretado feriado nacional para que todos os que queiram assistir à celebração estejam presentes. Portanto, espera-se que os torcedores continuem chegando ao centro de Buenos Aires nas próximas horas, e muitos começam a se deslocar para o norte, por onde passa a nova rota.
A seleção já foi recebida por vários torcedores no Aeroporto Internacional de Ezeiza, em Buenos Aires. Não há dúvida de que a população argentina ansiava por viver novamente uma situação como essa – não é todo dia que se acorda sendo um campeão mundial.