Uma argentina que havia sido sequestrada por uma rede de tráfico humano e levada para a Bolívia há 32 anos foi resgatada nesta terça-feira 25, com o filho, após uma operação conjunta das forças de segurança bolivianas com as da Argentina.
Em comunicado, a Gendarmeria Argentina informou que, em dezembro de 2014, recebeu ordem judicial para investigar o caso. Nos primeiros meses deste ano, o órgão reuniu informações e descobriu que a mulher, de Mar del Plata (no litoral de Buenos Aires), estava na cidade boliviana de Bermejo, que faz fronteira com a província argentina de Salta. Ela foi levada quando tinha 13 anos.
Após uma ação coordenada com a Força Especial de Luta contra o Crime da Polícia da Bolívia, o paradeiro da mulher, de 45 anos, e do filho, de 9, foi descoberto.
Os dois foram levados de volta para a Argentina e entregues, em um primeiro momento, às autoridades do Escritório de Resgate e Assistência às Vítimas de Tráfico Humano da cidade de Salta. Depois, mãe e filho voltaram para Mar del Plata, onde se reencontraram com familiares.