Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Arábia Saudita exige fechamento da emissora Al Jazeera ao Catar

Junto a outras cinco nações árabes, os sauditas enviaram uma lista de 13 demandas ao Catar para que retomem as relações diplomáticas com o país

Por Da redação
Atualizado em 4 jun 2024, 20h45 - Publicado em 23 jun 2017, 10h52
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Arábia Saudita e seus aliados, Egito, Emirados Árabes e Bahrein, enviaram para o Catar, nesta sexta-feira, uma lista de 13 exigências que o país deve cumprir para que sejam retiradas pesadas sanções diplomáticas e comerciais, impostas há duas semanas. Dentre as exigências, a nação do Golfo Pérsico deve fechar a emissora de TV Al Jazeera, reduzir laços com o Irã e fechar uma base militar da Turquia em seu território.

    O grupo de governos do mundo árabe anunciou o corte de relações com o Catar em 5 de junho, ao acusar a monarquia do país de trabalhar para promover a instabilidade na região, além de financiar grupos terroristas. Parte do descontentamento se deve a proximidade do Catar com o Irã, força antagonista aos sauditas.

    O documento, obtido pela agência de notícias Associated Press, dá dez dias ao Catar para cumprir com as imposições. É o primeiro registro oficial das demandas, que até então não haviam sido claramente definidas. Os seis países, porém, estavam sob pressão após o secretário de Estado americano, Rex Tillerson, pedir que fossem mais específicos em seus pedidos, para facilitar o processo de mediação.

    Para aliança liderada pelos sauditas, a Al Jazeera, emissora mais importante do mundo árabe, prejudica o apoio aos seus governos. Apesar de ser parcialmente financiada pela monarquia do Catar, a rede é vista como uma das mais independentes do Oriente Médio e é tratada como uma ameaça, por mostrar pontos de vista alternativos. Segundo a Arábia Saudita, a Al Jazeera promove movimentos islamistas populistas, simpáticos aos princípios da Primavera Árabe.

    Além do fechamento da TV, a lista inclui a extradição de pessoas acusadas de terrorismo nos outros países árabes, fim do financiamento a grupos considerados como terroristas pelos Estados Unidos, alinhamento político, militar, social e econômico com as nações do Golfo Pérsico e fechamento de missões diplomáticas no Irã.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.