Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Apagão cibernético afeta voos e diversos serviços ao redor do mundo

Austrália diz que questão pode estar ligada a atualização de sistema de segurança no Windows. Falha atinge EUA e países da Europa, Oceania, Ásia e África

Por Da Redação
Atualizado em 19 jul 2024, 12h10 - Publicado em 19 jul 2024, 06h26
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Uma interrupção global de serviços de tecnologia provocou atrasos em voos e prejudica serviços bancários, de comunicação e até assistência médica ao redor do mundo, nesta sexta-feira, 19. Até agora, usuários de redes sociais alertaram apenas para problemas em aplicativos de alguns bancos no Brasil, mas não houve comunicado oficial das instituições. O problema parecia estar relacionado a uma atualização de um sistema de segurança cibernética nos softwares da Microsoft, que já afirmou que corrigiu a questão, mas alertou para a continuidade de efeitos residuais do apagão.

    Publicidade

    As maiores companhias aéreas dos Estados Unidos suspenderam todas as viagens, como American Airlines, Delta Airlines e United Airlines, enquanto outras empresas e aeroportos em todo o mundo relataram atrasos e cancelamentos de voos. O problema, até o momento, atinge, além dos Estados Unidos, países da Europa, Oceania, Ásia e África. Nos aeroportos de Singapura, Hong Kong e Índia, companhias aéreas tiveram que fazer o check-in dos passageiros de forma manual. A Air France alertou que interrompeu todas as operações.

    Publicidade
    Mensagem de erro em telão do Aeroporto Internacional Indira Gandhi, em Nova Delhi
    Mensagem de erro em telão do Aeroporto Internacional Indira Gandhi, em Nova Delhi – 19/07/2024 (MONEY SHARMA/AFP)

    Bancos e empresas de serviços financeiros da Austrália à Índia e Alemanha também alertaram clientes sobre falhas nos serviços e os comerciantes de todos os mercados falaram de problemas na execução das transações. No Reino Unido, sistemas de agendamento de consultas usados no sistema nacional de saúde ficaram offline, de acordo com relatos de autoridades médicas no X, enquanto a Sky News, uma das principais emissoras de notícias do país, saiu do ar. O Manchester United também disse no X que precisou adiar a abertura de vendas online de ingressos para a próxima partida de futebol.

    No Brasil, por volta das 8h, foram relatados problemas para acessar e realizar transações em aplicativos de banco. No X, usuários reclamaram de mau funcionamento nas plataformas do Bradesco, Next, Banco Pan e Banco Neon.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Atualização de software problemática

    A agência Associated Press (AP) informou que o apagão envolve usuários da Microsoft e está relacionado a uma atualização de software.

    Publicidade

    O governo da Austrália disse que as interrupções parecem estar relacionadas a um problema na empresa global de segurança cibernética Crowdstrike. A empresa, em comunicado, afirmou que está ciente de falhas no sistema operacional Windows relacionada ao sensor “Falcon”. Mais da metade das empresas na lista da Fortune 500 – as maiores do mundo – usa o software CrowdStrike, segundo um vídeo promocional da companhia divulgado neste ano.

    O CEO da CrowdStrike, George Kurtz, disse na rede social X, antigo Twitter, que a empresa estava “trabalhando ativamente com clientes afetados por um defeito encontrado em uma única atualização de conteúdo para usuários do Windows” e que uma correção estava sendo implementada.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    “Este não é um incidente de segurança, ou ataque cibernético”, garantiu Kurtz na postagem.

    A Microsoft afirmou nesta manhã, algumas horas depois do apagão cibernético começar, que a causa subjacente da interrupção de seus 365 aplicativos e serviços foi corrigida. No entanto, ressaltou que problemas residuais das interrupções continuam afetando alguns clientes.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.