É HOJE! Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Ao menos 36 pessoas morrem no pior acidente de trem na história da Grécia

Colisão frontal entre um trem de passageiros e outro de carga aconteceu perto da cidade central de Larissa; dezenas de pessoas ficaram feridas

Por Da Redação
1 mar 2023, 08h35

O número de mortos de um acidente de trem na Grécia, que ocorreu pouco antes da meia-noite da terça-feira 28, subiu para 36 nesta quarta-feira, 1, segundo autoridades. Outras 85 pessoas ficaram feridas devido à colisão frontal de um trem de passageiros e outro de carga, e várias estão em estado grave.

Mais de 10 horas após o acidente, equipes de resgate intensificavam esforços para encontrar sobreviventes em meio aos destroços. O corpo de bombeiros grego disse que 66 das 85 pessoas feridas na colisão foram levadas para hospitais nas proximidades de Larissa, cidade central perto de onde ocorreu o acidente. Seis estão na UTI.

“É uma tragédia indescritível”, disse o porta-voz do governo, Yiannis Oikonomou, a repórteres.

A tragédia é considerada o pior acidente de trem na história Grécia, com a causa da colisão atribuída, pelo menos inicialmente, a “erro humano”. Acredita-se que os dois trens tenham percorrido o mesmo trilho por 2 a 3 quilômetros antes de se encontrarem.

Continua após a publicidade

A emissora estatal ERT informou que o chefe da estação responsável pela ferrovia em Larissa havia sido preso.

+ Cabeça de Hércules é encontrada submersa em naufrágio na Grécia

Os trens – um de passageiros, viajando de Atenas para a cidade de Thessaloniki, no norte, e um de carga, indo de Thessaloniki para Larissa – colidiram de frente na cidade de Tempe. O veículo de passageiros transportava 352 pessoas, incluindo funcionários, e havia partido da capital grega quatro horas antes.

Muitas das vítimas eram estudantes que estavam nos dois primeiros vagões, que sofreram toda a força do impacto do acidente e ficaram “quase totalmente destruídos”. O segundo vagão servia como cantina do trem.

Continua após a publicidade

Roubini Leontari, o legista-chefe do hospital geral de Larissa, os corpos foram queimados e ficaram irreconhecíveis, mas sabe-se que a maioria eram jovens.

+ Migrantes nus são encontrados na fronteira da Turquia com a Grécia

Segundo sobreviventes, vários passageiros foram atirados pelas janelas dos vagões com o impacto; outros lutaram para se libertar depois que o trem entortou, batendo em um campo ao longo dos trilhos perto de um desfiladeiro. O veículo havia acabado de sair de um túnel quando ocorreu a colisão.

“Estamos diante de uma tragédia sem sentido”, disse a presidente da Grécia, Katerina Sakellaropoulou, em comunicado. “Estamos de luto, principalmente, por pessoas jovens.”

Ela anunciou que interromperia uma visita oficial à Moldávia para retornar à Grécia, onde um período de luto oficial de três dias foi declarado.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.