PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Continua após publicidade

Acidente com helicópteros mata 13 militares franceses no Mali

Aeronaves colidiram no ar; incidente aconteceu durante operação contra terroristas no país

Por Da Redação
Atualizado em 26 nov 2019, 10h15 - Publicado em 26 nov 2019, 10h04

A colisão acidental entre dois helicópteros deixou 13 militares franceses da força antiterrorista mortos no Mali nesta terça-feira, 26. O incidente aconteceu durante uma operação de combate a jihadistas no centro do país.

A força francesa Barkhane, com 4.500 homens, enfrenta insurgências islâmicas na região do Sahel, onde a violência de militantes ligados à Al Qaeda e ao Estado Islâmico em uma região esparsamente povoada se proliferou nos últimos anos. Este foi o incidente com a maior perda de tropas francesas em combate na região desde que o país iniciou uma intervenção em 2013.

“O presidente anuncia com profunda tristeza a morte de 13 soldados franceses no Mali na noite de 25 de novembro, em um acidente entre dois helicópteros, durante uma missão de combate contra jihadistas”, disse o gabinete da presidência em nota. Entre os mortos está o filho do senador Jean-Marie Bockel, do partido Esquerda Moderna.

As circunstâncias do acidente não ficaram claras de imediato. A ministra francesa das Forças Armadas, Florence Parly, disse que o incidente ocorreu quando os helicópteros estavam no ar.

O Ministério da Defesa disse que os helicópteros envolvidos eram um Tiger e um Cougar e que a operação ocorreu no centro do Mali. “Estes estavam apoiando comandos da força Barkhane que estavam combatendo terroristas armados”, disse o órgão em um comunicado.

Continua após a publicidade

A França, ex-potência colonial da região, interveio no Mali seis anos atrás para expulsar militantes islâmicos que haviam ocupado o norte e ainda usam parcelas do país como plataformas de lançamento de ataques na região predominantemente desértica.

Desde então, Paris mantém tropas na região como parte das operações de contraterrorismo Barkhane, e potências ocidentais vêm proporcionando financiamento a uma força regional composta por soldados do Mali, Níger, Burkina Faso, Chade e Mauritânia.

(Com Reuters e AFP)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.