Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Sporting vira e sai na frente por vaga na decisão da Liga Europa

Com o gol decisivo marcado por Diego Capel aos 35 minutos do segundo tempo, o Sporting Lisboa venceu o Athletic de Bilbao por 2 a 1, de virada, em partida válida pela semifinal da Liga Europa. O resultado deixa o time português mais perto da decisão da competição continental.

Mesmo com o estádio José Alvalade tomado por mais de 32 mil ‘adeptos’ do Sporting, a equipe dos zagueiros Anderson Polga e Xandão pressionou no primeiro tempo, mas acabou deixando espaço na defesa e levou o gol de Aurtenetxte, recém-promovido ao time profissional. Nervosos, os lisboetas demoraram a reagir.

O Jogo – Sem o lesionado Matías Fernández, principal homem de criatividade do meio-campo, o Sporting demorou a se acertar com três jogadores no meio-campo e apenas o holandês Wolfswinkel no comando do ataque. Apesar disso, a primeira oportunidade foi do time da casa, aos quatro minutos, quando Insúa cobrou falta para boa defesa de Iraizoz.

Cinco minutos mais tarde foi a vez de João Pereira acertar um cruzamento preciso pela direita e Wolfswinkel aparecer no meio da área para chutar rente à trave espanhola. Instantes depois, o Athletic assustou na velocidade de Llorente, que recebeu passe de Susaeta e cabeceou por cima da trave de Rui Patrício.

Depois do remate perigoso, o Sporting resolveu anular as opções ofensivas do time de Bilbao, marcando por pressão e tentando tirar a bola no campo de defesa adversário. Foi assim que André Martins criou boa chance aos 30 minutos, quando avançou de uma área a outra, mas errou o último passe. Nos últimos minutos, Wolfswinkel ainda desperdiçaria uma chance parecida com a primeira.

Na etapa complementar os gols finalmente saíram. Logo aos nove minutos, Susaeta bateu falta à direita do ataque e Insúa desviou de cabeça. Na segunda trave, antes que a bola saísse pela linha de fundo, Aurtenetxe apareceu para marcar o primeiro gol do Athletic de Bilbao.

Superior, o Sporting desperdiçou uma série de oportunidades na sequência, mas acabou conseguindo o empate aos 31. Após cruzamento na área de Diego Capel, a defesa do time de Bilbao despachou para o meio-campo, mas Insúa interceptou no caminho e cabeceou sem defesa para o goleiro espanhol.

Autor do lançamento para o primeiro gol, Diego Capel decidiu a partida aos 35, em virada espetacular. De fora da área, o meia espanhol recebeu passe e bateu forte no ângulo de Iraizoz. Nos minutos finais, a eufórica torcida lisboeta entoou o hino do clube, o hino de Portugal e comemorou a vantagem.