O prefeito Gilberto Kassab estima gastar aproximadamente R$ 27 milhões com a etapa de São Paulo da Fórmula Indy, marcada para o próximo domingo. Além de R$ 12 milhões em publicidade, serão mais R$ 15 milhões em investimentos de infraestrutura.
Kassab lembrou que os valores ainda não são definitivos e podem sofrer alterações, para cima ou para baixo, de acordo com as necessidades até a corrida de domingo. No ano passado, o prefeito estimou os gastos apenas com infraestrutura na faixa dos R$ 15,5 milhões.
‘A Fórmula Indy é um evento superavitário. Se a prefeitura gasta um determinado valor, ganha, no mínimo, o triplo. Fora a questão social de geração de empregos. Além disso, a maioria dos investimentos que fazemos em infraestrutura ficam como legado para a cidade’, argumentou.
De acordo com os envolvidos na organização, boa parte dos investimentos foram direcionados para corrigir problemas de drenagem e eliminar ondulações no circuito de rua armado na região do Anhembi, que inclui a Avenida Olavo Fontoura e a Marginal Tietê.
A interdição de algumas vias e o aumento do trânsito mexem com a vida dos paulistanos, mas os inconvenientes valem a pena, garante Kassab. ‘Como é no final de semana, a interferência é baixa, mas é claro que existe. Essa interferência saudável é o preço de trazer um grande evento como esse para São Paulo’, declarou.
Já o orçamento do Grupo Bandeirantes, promotor da etapa de São Paulo, é de R$ 54 milhões. Depois de sofrer prejuízo nos dois primeiros anos de disputa da corrida, Marcelo Meira, vice-presidente da organização, projeta um cenário diferente em 2012: ‘esperamos alcançar um ponto de equilíbrio’.
Segundo Marcelo Rehder, presidente da SP Turis, empresa de turismo de turismo e eventos municipal, no ano passado sete mil turistas visitaram a cidade para acompanhar a corrida. Em mídia espontânea, garante Rehder, o retorno foi de cerca de R$ 430 milhões.
Dos 42 mil ingressos colocados à venda, restam menos de 600, o que praticamente garante casa cheia no domingo. A corrida será transmitida para 130 países e, de acordo com Marcelo Meira, a NBC e a ABC, duas das maiores emissoras dos Estados Unidos, passarão o evento.