Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Porto Alegre apresenta projetos em evento da Copa

Por Elder Ogliari

Porto Alegre – Em Porto Alegre, o evento que marcou o milésimo dia anterior à Copa do Mundo de 2014 teve uma cavalgada e show de tradicionalistas, descerramento de placa alusiva à data e entrega de projetos à Caixa Econômica Federal, nesta sexta-feira.

A programação foi elaborada para combinar com a Semana Farroupilha, na qual os gaúchos relembram a Guerra dos Farrapos contra o Império (1835-1845) com diversas atividades culturais. Por volta das 11h40min, um grupo de cem cavaleiros saiu do Beira-Rio, sede da Copa 2014, e seguiu até o Parque da Harmonia, na região central, onde centenas de tradicionalistas estão acampados. Ao chegar, o grupo juntou-se às cerca de 300 pessoas que aguardavam pela solenidade.

No palco montado para shows musicais, o prefeito José Fortunati (PDT) e outras autoridades ligadas à organização da Copa descerraram uma placa alusiva aos mil dias confeccionada por alunos da rede municipal. Também entregaram a um representante da Caixa Econômica Federal os projetos básicos da duplicação das avenidas Tronco, Voluntários da Pátria e Edvaldo Pereira Paiva, do Viaduto da Rodoviária e do corredor de ônibus da Avenida Bento Gonçalves, todos da matriz de responsabilidade da prefeitura.

Fortunati acredita que todas as obras municipais previstas para a Copa do Mundo estarão iniciadas no primeiro semestre do ano que vem e concluídas até dezembro de 2013. Até o momento, apenas uma fase da duplicação da Avenida Edvaldo Pereira Paiva começou a ser executada.

Outras nove intervenções urbanas aguardam a conclusão dos projetos ou a liberação do financiamento pela Caixa. A reforma do Beira-Rio está suspensa até que o Internacional e a Andrade Gutierrez assinem um contrato de parceria. O clube tem informado que isso vai ocorrer nas próximas semanas. O prefeito não fala em atrasos, mas vem reconhecendo que o cronograma está “extremamente ajustado”. Destaca ainda que as obras estão vinculadas aos prazos da Copa, mas têm a finalidade de qualificar os serviços e revitalizar a cidade.