Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Parreira clama por torcida ao lado da Seleção: ‘Futebol não é só ganhar’

O técnico Carlos Alberto Parreira espera que a Copa do Mundo de 2014 sirva para modificar a cultura do torcedor brasileiro. O campeão mundial de 1994 quer que os fãs entendam que o Mundial não deve ser valorizado apenas pela possibilidade de conquista da equipe verde-amarela.

‘O futebol não é só ganhar, o perder também faz parte. Que o povo abrace a seleção’, bradou Parreira, durante participação nesta quarta-feira no Footecon-2011, em entrevista à Rádio Estadão ESPN.

Na visão de Parreira, os brasileiros devem tomar a Copa do Mundo da 2006 como exemplo. Na ocasião, o povo alemão entendeu que o torneio era uma forma importante de promover uma imagem positiva do país.

‘Os alemães eram fechados, eles se abriram para o turismo, pegaram as suas bandeiras, todos se abraçaram e fizeram festa para comemorar o terceiro lugar, algo que seria impossível no Brasil hoje’, disse o treinador, após acompanhar a palestra do ex-jogador Jürgen Klinsmann sobre o tema.

Pela experiência na Seleção Brasileira, Parreira considera que o atual treinador do país, Mano Menezes, necessita de tempo e paciência. ‘A fase é de transição, o Mano está formando uma equipe, ele vai passar pelas Olimpíadas, pela Copa das Confederações, aí é pensar no time do Mundial’, comentou.