Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Na Fórmula E, veterano brasileiro comenta entrada de Bortoleto na F1

Em Madri, Lucas di Grassi, da recém-estabelecida Lola Yamaha ABT, falou sobre futuro novo integrante da Sauber/Audi

Por Alessandro Giannini, de Madri
Atualizado em 7 nov 2024, 14h14 - Publicado em 7 nov 2024, 13h32
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Em 2025, os fãs brasileiros de automobilismo terão dois pilotos em destaque nas categorias de ponta da FIA — a entidade máxima do automobilismo. Enquanto Lucas di Grassi será o único representante do Brasil na Fórmula E, campeonato mundial de carros elétricos monoposto, Gabriel Bortoleto ingressará na Fórmula 1 pela Sauber/Audi no próximo ano, substituindo o veterano Valtteri Bottas. Essa será a primeira vez desde 2017, quando Felipe Massa correu sua última temporada pela Williams, que um piloto brasileiro estará presente na principal categoria do automobilismo mundial.

    Di Grassi tem uma longa e bem-sucedida carreira no automobilismo. Depois de começar no kart e passar pelas categorias de acesso, ele fez sua estreia na Fórmula 1 em 2010, pela Virgin Racing, sendo o 30º brasileiro a competir na categoria. Porém, sua maior conquista veio na Fórmula E, onde pilotou pela Audi Sport ABT Schaeffler durante a maior parte de sua carreira.

    MADRID, SPAIN - NOVEMBER 05: Lucas di Grassi of Brazil and Lola Yamaha ABT Formula E Team looks on in the Paddock during day one of Formula E Pre-Season Testing at Circuito del Jarama on November 05, 2024 in Madrid, Spain. (Photo by Simon Galloway/LAT Images for Formula E)
    Lucas di Grassi, da equipe Lola Yamaha ABT, durante o primeiro dia de testes de pré-temporada da Fórmula E no Circuito de Jarama, em Madri, na Espanha – (Simon Galloway/LAT Images/Divulgação)

    Nessa categoria elétrica, Di Grassi conquistou o título em 2016/17 após duas quase derrotas anteriores, e terminou como vice-campeão em 2017/18 e 2018/19. Após mais duas temporadas com a Audi, ele se juntou à Venturi em 2021/22, vencendo uma corrida e terminando em quinto no geral. No entanto, para 2022/23, Di Grassi se mudou para a Mahindra, mas terminou em 15º.

    Em 2023/24, Di Grassi retornou à equipe ABT, que lhe deu o título de 2016/17, mas novamente enfrentou dificuldades, terminando em 23º lugar no campeonato, seu pior resultado na Fórmula E. Apesar disso, o piloto brasileiro se mostra otimista para a próxima temporada, agora com a parceria da Lola Yamaha, que substitui a Audi.

    Continua após a publicidade

    “Ainda estamos desenvolvendo o carro, são praticamente dois anos atrás da galera aqui”, disse Di Grassi em entrevista a VEJA, durante a pré-temporada, em Madri, no circuito de Jarama. “Mas de repente aparece uma surpresa lá, a gente consegue fazer um pódio, marcar uns pontos. Acho que esse é o principal objetivo, fazer o melhor possível com o equipamento que temos.”

    Enquanto Di Grassi segue firme na Fórmula E, outro piloto brasileiro, Gabriel Bortoleto, finalmente terá a oportunidade de competir na Fórmula 1 a partir da próxima temporada. A Sauber/Audi anunciou recentemente que o jovem talento irá substituir o veterano Valtteri Bottas, que se despede da equipe ao final do campeonato atual.

    SAO PAULO, BRAZIL - NOVEMBER 1: Gabriel Bortoleto of Brazil and McLaren F1 Team looks on in the paddock during practice/sprint qualifying ahead of the F1 Grand Prix of Brazil at Autodromo Jose Carlos Pace on November 1, 2024 in Sao Paulo, Brazil. (Photo by Kym Illman/Getty Images)
    Gabriel Bortoleto, piloto brasileiro que entrará para a Audi/Sauber, na Fórmula 1, em 2025 – (Kym Illman/Getty Images)
    Continua após a publicidade

    Di Grassi comentou sobre a chegada de Bortoleto à principal categoria do automobilismo: “A equipe dele de Fórmula 1 vai ser boa? Provavelmente não. A futura equipe dele, a Kick Sauber, tem zero pontos este ano. Ano que vem, com a chegada da Audi, não deve melhorar muito. E quando a marca alemã assumir de vez a equipe, em 2026, também acho que não vai melhorar. Ver um brasileiro vencendo corrida, acho que vai demorar um pouco. O mais importante é ele estar lá, fazer o trabalho dele e mostrar serviço para conseguir uma equipe vencedora no futuro.”

    Além de Bortoleto, outro brasileiro que também passou a integrar o grid da Fórmula 1 nos últimos anos foi Pietro Fittipaldi, neto do bicampeão mundial Emerson Fittipaldi. Porém, sua participação se limitou a apenas duas corridas em 2020, quando substituiu Romain Grosjean, da Haas, após seu grave acidente no Bahrein. Fora isso, desde a aposentadoria de Felipe Massa, em 2017, não houve outros brasileiros competindo regularmente na Fórmula 1.

    Há ainda o caso de Felipe Drugovich, que atualmente é piloto de testes e reserva da Aston Martin, cobrindo as ausências dos titulares Lance Stroll e Fernando Alonso quando necessário. Drugovich chegou à equipe em 2022, após vencer o campeonato de Fórmula 2. No entanto, suas perspectivas de entrar definitivamente na Fórmula 1 não são animadoras.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.