Autor de três gols e uma assistência na goleada de Portugal sobre a Suíça por 6 a 1 nesta terça-feira, 6, Gonçalo Ramos foi o nome da classificação da equipe lusitana às quartas de final da Copa do Mundo. Mas o jogador de apenas 21 anos chamou atenção antes mesmo de a bola rolar por ser também o responsável por barrar ninguém menos que Cristiano Ronaldo, que começou uma partida no banco de reservas da seleção pela primeira vez em Copas.
Visto como promessa desde a categoria de base do Benfica, o atacante fez apenas o quarto jogo com a seleção de Portugal – o primeiro como titular. Antes, havia sido utilizado em um amistoso e e entrado no decorrer dos jogos contra Gana e Uruguai, pela fase de grupos da Copa.
O jogador do Benfica é o atual artilheiro do Campeonato Português, com nove gols marcados em 11 partidas nesta temporada. Seu faro de gol é uma das principais armas da equipe portuguesa. O atual valor de mercado é avaliado em 24 milhões de euros (cerca de 129 milhões de reais), segundo o site Transfermarkt. Ele tem contrato válido por mais quatro anos, até 2026.
Gonçalo é natural de Olhão, cidade litorânea ao sul de Portugal, e é filho do ex-jogador Manuel Ramos, que atuou em times tradicionais do país, como Salgueiros e Farense. Formado nas categorias de base do próprio Benfica, o garoto estreou pelo profissional há três temporadas e, desde o ano passado, recebe oportunidades com o time principal.
Sua marca registrada nas comemorações de gol são os gestos “assoprando os dedos”, simulando o momento após o disparo de uma arma. Os suíços tiveram que assistir a essa celebração por três vezes.
“É tudo um sonho, ainda nem sei o que dizer”, afirmou o atacante depois da partida. “É aproveitar o momento…É tudo muito rápido e temos que nos focar no próximo jogo”.
E, é claro, que não faltou uma pergunta sobre ter deixado Cristiano Ronaldo na reserva: “Ele falou comigo como fala com todos. Ele é o capitão, tenta ajudar sempre, e tudo correu muito bem”.
Depois da grande exibição nas oitavas de final, Gonçalo Ramos, praticamente, garante sua titularidade também nas quartas, quando Portugal enfrentará o surpreendente Marrocos, que eliminou a Espanha nos pênaltis.
A partida acontece neste sábado, 10, às 12h (de Brasília). Alguém duvida que o garoto vai colocar CR7 no banco de novo?