O Flamengo inicia nesta terça-feira, 21, no Estádio Banco Guayaquil, em Quito (Equador), a jornada em busca do seu primeiro título da temporada. Após as frustrantes campanhas na Supercopa do Brasil, na qual foi superado pelo Palmeiras, e no Mundial de Clubes, no qual encerrou na terceira colocação, o rubro-negro agora apostas no confronto com o Independiente del Valle pela Recopa Sul-Americana. O jogo de ida começa às 21h30, com transmissão pela ESPN e Star+. A volta da decisão será no dia 28, no estádio do Maracanã, no Rio
Não é a primeira vez que as equipes se enfrentam. Em 2020, o Flamengo comandado por Jorge Jesus confirmou o favoritismo sobre o Independiente del Valle e venceu por 5 a 2 no placar agregado – em parciais de 2 a 2 e 3 a 0. Após o título, os times voltaram a se encontrar pela fase de grupos da Libertadores, com goleada equatoriana de 5 a 0 em Quito e vitória de 4 a 0 dos brasileiros no Rio de Janeiro. O técnico da equipe brasileira era o espanhol Domènec Torrent.
A expectativa agora é pela conquista de um título que garanta ao Flamengo a paz necessária para seguir em frente na temporada que se inicia. Para isto, o técnico Vítor Pereira poupou os titulares na vitória de 2 a 0 sobre o Resende no último sábado (18) pela Taça Guanabara do Campeonato Carioca para lançar o que tem de melhor na decisão contra os equatorianos. E esse melhor incluiu o retorno de Everton Ribeiro, após o meio-campista iniciar no banco diante do Volta Redonda.
😍🏆 CONMEBOL #Recopa
🔜🇪🇨 @IDV_EC 🆚 @Flamengo 🇧🇷 pic.twitter.com/Vq78bEjrUu
— CONMEBOL Recopa (@ConmebolRecopa) February 21, 2023
Uma ausência certa é a de Gerson, ainda com dores no tornozelo direito. Com isso a equipe da Gávea deve entrar em campo com: Santos; Varela, Fabrício Bruno, David Luiz e Ayrton Lucas; Thiago Maia, Vidal, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Gabriel Barbosa e Pedro.
Se o Flamengo tem de lidar com a perda de títulos no início da temporada, o Del Valle chega à Recopa com pouco ritmo de jogo. Apesar de já ter medido forças com o San Lorenzo (Argentina) e o Deportivo Maldonado (Uruguai) em 2023, a sua única partida oficial foi a vitória de 3 a 0 sobre o Aucas na Supercopa do Equador.
Caso o técnico argentino Martín Anselmi decida repetir a equipe que venceu o Aucas, o Del Valle deve entrar em campo com: Moisés Ramirez; Fernández, Schunke, García Basso, Carabajal e Beder Caicedo; Pellerano, Faravelli, Alcívar e Sornoza; Lautaro Díaz.
Com Agência Brasil