Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Circuito Caixa de Fortaleza será desafio para trio de fundistas

O trio de fundistas formado por Joelma de Jesus, Roseli Mateus e Eliane Costa de Jesus escolheu correr todas as etapas do Circuito de Corridas Caixa pelo desafio de encarar uma competição de abrangência nacional com as melhores adversárias da elite de fundistas. Para a etapa de Fortaleza (CE), deste domingo, a expectativa é grande.

O circuito desembarca na capital cearense neste domingo, dia 14 de agosto, e terá largada a partir das 7h, em frente ao Marina Park Hotel, com percursos de 5 km e 10 km na belíssima orla da Praia de Iracema.

‘Algumas das provas mais fortes do ano se concentraram em agosto. É um desafio mesmo. Estou fazendo só um período de treinos entre uma disputa e outra para não forçar demais’, disse Joelma de Jesus, nona colocada no ranking brasileiro, com 51 pontos.Acompanhada por Roseli e Eliane, a fundista disputou nove das dez etapas do Circuito Caixa em 2010 e quer completar a competição nesta temporada.

‘Virei fã do Circuito Caixa, não perco uma prova. No ano passado, corri no ?feijão com arroz’, viajando quinze, dezoito horas de ônibus para competir. Mas foi muito bom, porque cada resultado tinha um gosto de superação. Agora, até tranquei a faculdade de Educação Física para poder me dedicar só ao circuito’, revelou Joelma.

Para a atleta, o Circuito Caixa está atraindo mais fundistas de alto nível, o que dá equilíbrio à competição. ‘Está parecido com o campeonato brasileiro de futebol, todo mundo no mesmo patamar, lutando para não cair para a segunda divisão. É mais emocionante assim’, declarou.

Roseli Mateus chega a Fortaleza confiante, apesar de estar ciente da forte concorrência que estará na orla da praia de Iracema. ‘Fui a 11em Campo Grande (MS), mesmo fazendo um bom resultado, porque a disputa foi muito acirrada, equilibrada’, lembrou.

‘Agora não vou ter muito tempo para treinar, antes de Fortaleza, mas a quantidade de provas em sequência é até boa, deixa o corpo acostumado com o ritmo de competição’, explicou a fundista, oitava do ranking com 53 pontos. ‘Já estou fazendo tempos menores do que os de 2010’.

Baiana de Salvador, Eliane Costa de Jesus garante que o calor de Fortaleza será um aliado na prova. ‘Já estou mais acostumada com as características de lá, é uma disputa muito boa’, disse a sexta colocada no ranking, com 88 pontos.

Em Fortaleza, as fundistas terão que enfrentar as quatro primeiras colocadas do ranking brasileiro: Conceição Oliveira, líder com 226 pontos; Marluce Queiroz, vice-líder com 128 pontos; Elivane Oliveira dos Santos, terceira com 109 pontos; e Edielza Guimarães, quarta, com 96 pontos.