Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Brasil x Argentina suspenso terá que ser jogado de novo, diz Fifa

Entidade que comanda o futebol mundial ainda multou a CBF e a AFA; jogo na Neo Química Arena foi abandonado após fiscais da Anvisa invadirem o campo

Por Da Redação 14 fev 2022, 12h43
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Em decisão publicada nesta segunda-feira, 14, a Fifa decidiu que o jogo entre Brasil e Argentina que foi abandonado em 5 de setembro, pelas Eliminatórias da Copa, após fiscais da Anvisa invadirem o campo da Neo Química Arena em São Paulo, terá que ser disputado de novo. A data e o local da nova partida ainda serão decididos pela entidade que comanda o futebol mundial.

    A Fifa ainda multou a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Associação do Futebol Argentino (AFA) pelos incidentes ocorridos antes e durante a partida, que culminaram na invasão da Anvisa para retirar quatro jogadores argentinos que teriam entrado no país de forma irregular. A CBF recebeu uma multa total de 550 mil francos suíços, pouco mais de 3 milhões de reais, enquanto a AFA terá que pagar 250 mil francos suíços, ou 1,4 milhão de reais.

    “Depois de uma investigação detalhada dos vários elementos factuais (…) o Comitê Disciplinar da Fifa decidiu que o jogo deve ser disputado de novo, em uma data e local que ainda serão decididos pela Fifa”, diz o comunicado da federação.

    “Além disso, o Comitê concluiu que o abandono da partida decorreu de várias falhas das partes envolvidas a respeito de suas respectivas responsabilidades e obrigações”, continua a decisão. A multa da CBF foi mais alta do que a da federação argentina porque a Fifa considerou que, como mandante, o Brasil tinha mais responsabilidades em relação à ordem e à segurança do jogo.

    Por fim, os quatro jogadores argentinos foram suspensos por dois jogos por descumprirem o protocolo da Fifa para a Covid-19 em partidas internacionais: o goleiro Emiliano Martínez e o meia Emiliano Buendía, do Aston Villa, o zagueiro Cristian Romero, do Tottenham, e o meia Giovani Lo Celso, que na ocasião também jogava no Tottenham, e hoje defende o Villarreal, da Espanha.

    Continua após a publicidade

    Esses quatro atletas que atuavam no futebol inglês foram a causa de toda a confusão que resultou no cancelamento da partida. A Anvisa acusou o quarteto de mentir no relatório exigido pela autoridade sanitária para a entrada no país durante a pandemia. Na ocasião, viajantes estrangeiros que tivessem passado pelo Reino Unido nos 14 dias anteriores não podiam entrar no Brasil sem cumprir quarentena.

    Representantes da Anvisa afirmaram que tentaram alertar sobre a situação irregular dos quatro jogadores diversas vezes antes do jogo, mas que não obtiveram resposta conclusiva da CBF e de autoridades do governo. A invasão aconteceu ainda nos primeiros minutos de bola rolando. Jogadores ainda tentaram conversar com os agentes sanitários para que o jogo continuasse, mas logo os argentinos saíram de campo e a partida foi cancelada.

    Com três jogos ainda por fazer, contando a partida suspensa entre eles, Brasil e Argentina já estão classificados à Copa do Mundo de 2022 e lideram com tranquilidade as Eliminatórias. A seleção de Tite é a primeira colocada, com 39 pontos, enquanto Lionel Messi e companhia somam 35 pontos. O terceiro colocado é o Equador, com 25.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.