Assine VEJA nas Eleições por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Au Revoir: Olimpíada de Paris termina e passa a tocha a Los Angeles 2028

Bandeira olímpica foi passada da prefeita de Paris, Anne Hidalgo, a Karen Bass, prefeita da cidade californiana

Por Caio Saad Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 11 ago 2024, 18h57 - Publicado em 11 ago 2024, 18h52
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Saindo do Jardim de Tuileries, a chama olímpica foi levada, em truque de televisão, pelo nadador francês Léon Marchand até o Stade de France para o encerramento dos Jogos Olímpicos de Paris, neste domingo, 11. Foram 19 dias de competição, 754 eventos, entre competições e cerimônias, mais de 10.500 atletas de todo o mundo e inúmeros momentos icônicos.

    Publicidade

    No desfile de delegações, o Brasil mandou duas mulheres como porta-bandeiras: Ana Patrícia e Duda, do vôlei de praia. A dupla foi medalhista de ouro, assim como a ginasta Rebeca Andrade e a judoca Beatriz Souza.

    Publicidade

    A participação brasileira fica marcada também por um desempenho histórico das mulheres, que foram a maioria na delegação brasileira pela primeira vez. Contando as medalhistas de ouro, 13 das 20 medalhas vieram de mulheres, quando contado o bronze conquistado no judô por equipes.

    wewewew
    Tom Cruise salta do telhado do Stade de France durante encerramento dos Jogos Olímpicos de Paris (Franck FIFE/AFP)

    Pela terceira vez, é o momento de Los Angeles fazer história com os Jogos Olímpicos: 1932, 1984 e, agora, 2028. A bandeira olímpica foi passada da prefeita de Paris, Anne Hidalgo, a Karen Bass, prefeita da cidade californiana  – recebida pouco depois pelo ator americano Tom Cruise, que saltou do telhado (segurado por um cabo, claro), caiu no gramado, colocou o estandarte em uma moto e foi-se embora.

    Publicidade

    Em um vídeo gravado ao estilo Missão Impossível, a estrela de Hollywood saiu pelas ruas de Paris com a motocicleta, saltou de paraquedas de um avião cargueiro e correu até chegar ao letreiro mais famoso da cidade, decorado para a ocasião com os anéis olímpicos. O estandarte foi passado a atletas americanos, como o velocista Michael Johnson, até chegar a um show do Red Hot Chilli Peppers na beira da praia.

    Se Paris 2024 pautou-se pela arquitetura e história da metrópole francesa, Los Angeles aposta em uma “vibe” e estilo de vida mais descolado, mas sempre com 0 “red, white and blue” americano se fazendo presente.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.