Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Peppa Pig, a subversiva, é censurada na China

Jornal alinhado com o governo afirma que personagem 'pode prejudicar a moral da sociedade'

Uma plataforma chinesa de internet censurou o desenho animado britânico Peppa Pig, enquanto vários meios de comunicação estatais criticaram o “vício” do público infantil e a transformação da personagem num ícone “subversivo” da juventude ociosa.

Pelo menos 30.000 episódios de Peppa Pig, cuja heroína é uma porquinha rosa travessa, foram retirados da popular plataforma de vídeo Douyin, e a hastag #PeppaPig foi proibida, informou na segunda-feira o jornal oficial Global Times. Segundo a publicação, aliás, o envolvimento das crianças com a atração leva algumas a “rosnar e pular em poças d’água”.

De acordo com um documento citado pelo jornal, o desenho da BBC faz parte de uma lista de conteúdos censurados pela Douyin. Peppa Pig, que chegou à China nos anos 2000, tornou-se tremendamente popular graças aos capítulos dublados em mandarim.

A febre cresceu no final de 2017 entre um público de jovens adultos, com a multiplicação de selfies de internautas com adesivos da personagem e comércio de objetos licenciados.

Outro lado obscuro do sucesso de Peppa Pig: a disseminação de episódios falsos, memes e paródias de humor negro ou diretamente pornográficas, denunciou o Global Times em janeiro. O mesmo jornal insistiu nessa ideia na segunda-feira, dizendo que a porquinha inocente “tornou-se um ícone da subcultura de uma juventude muitas vezes mal educada, sem trabalho estável e ociosa”.

Peppa Pig “tomou um rumo subversivo e sua popularidade viral ilustra uma sede de novidade e sátira que pode prejudicar a moral da sociedade”, aponta a publicação.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. E tem gente que ainda afirma que a China NÃO É SOCIALISTA/COMUNISTA ! PQP !

    Curtir

  2. O Regime Militar no Brasil censurava a midia utilizando as mesmas justificativas. O que caractetiza um regime socialista é a intervenção do Estado na economia. Todos os regimes totalitarios, de esquerda ou direita, utilizam de censura….

    Curtir