Clique e assine a partir de 9,90/mês

Mistério no BBB: Como Napoleão perdeu o paredão?

Erudição de Bial dá um nó na cabeça dos ‘brothers’. Rodrigão esclarece: “ele conquistou, tipo, uma nação, entendeu?”

Por Cecília Ritto - 2 mar 2011, 19h51

Paula perguntou se Napoleão foi um rei ou um guerreiro. Rodrigão, meio confuso, esclareceu: “é por ai”

Na noite de terça-feira, o apresentador Pedro Bial lançou mão de sua erudição para eliminar Diogo e Janaina do jogo. Ele citou uma frase de Mozart ao dizer que “a felicidade existe apenas na imaginação”. Até ai, tudo bem – não foi música para ninguém. Em seguida, Bial apontou diferenças entre Paula e Diogo e comparou qual seria o comportamento dos dois, caso sonhassem ser o imperador francês Napoleão. Aí a coisa complicou.

Afinal quem é Napoleão Bonaparte? Seria um novo participante? Um convidado surpresa da festa? Um enviado de Boninho?

LEIA TAMBÉM:

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

LEIA TAMBÉM: Os dias e as noites dos moradores da casa

Rodrigão pensativo: Napoleão embolou a noite na casa do Projac
Rodrigão pensativo: Napoleão embolou a noite na casa do Projac VEJA

Napoleão… Napoleão… Ninguém ligou o nome à pessoa. Mas nenhum BBB, com a exceção de Paula, quis falar abertamente que, ao menos naquele momento, não sabia responder. Primeiro, a roraimense foi até Jaqueline para fazer a pergunta. Sem biblioteca, as duas conversaram sobre o tema no Quarto Jujuba. Paula, usando seu tato, lançou um sorriso envergonhado e perguntou sobre Napoleão.

Jaqueline, fazendo cafuné na amiga, respondeu sem pestanejar. “É daquela expressão: ‘Foi assim que Napoleão perdeu a guerra’, você não conhece?”. A explicação da carioca, passada de forma tão segura, pareceu convencer Paula, que se fez de satisfeita. “Ah, tá”, disse a roraimense.

À tarde, Paula mostrou que a resposta de Jaque não foi suficiente para entender o discurso de Bial. Na terça, o apresentador, em um de seus devaneios, assegurou que antes de Paula se tornar Napoleão, “haveria de chorar desconsoladamente antes mesmo de tentar. Diogo, antes mesmo de tentar, diria; ‘Eu sou Napoleão”’.

Continua após a publicidade

É verdade que Bial não facilitou a vida da turma da casa. É praxe os confinados tentarem interpretar os textos do jornalista. Mas, dessa vez, a dificuldade de entender sobre esse tal Napoleão não permitiu que o debate avançasse.

Paula, em sua sede de conhecimento, resolveu perguntar a Rodrigão. Ele, sempre na pose, começou: “Um francês, Napoleão Bonaparte”, acrescentando o sobrenome ao até então desconhecido. Paula respondeu: “Eu sei. Mas me deu um branco. Ele fez exatamente o que?” Rodrigão resistiu a dizer que não sabia: “Ele conquistou, tipo, a nação assim, entendeu? Ele era… me fugiu a palavra agora”.

Paula perguntou, em seguida, se Napoleão foi um rei ou um guerreiro. Rodrigão, meio confuso, disse que “é por ai”. Depois retrocedeu e falou que não era bem isso. Enfim, “fugiu a palavra”.

LEIA TAMBÉM:

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

A atrção dos BBBs pela baixaria

Diogo e Janaina são eliminados do BBB 11

Continua após a publicidade

Talula vai ter que se explicar com Zezé di Camargo

A sofrida separação de Diogo e Mau Mau

Publicidade