USP lidera ranking das melhores universidades da América Latina
Brasil tem quatro instituições entre as dez mais da consultoria britânica Quacquarelli Symonds
A Universidade de São Paulo (USP) nasceu da necessidade de reafirmação do poder do governo paulista no país, em 1934. Era uma época em que os estados de Minas Gerais e São Paulo lutavam para retomar a liderança da política nacional, que andava em crise, desde a queda da bolsa de Nova York. Com o objetivo de fisgar a elite, o governador Armando Sales de Oliveira (1933-1935) resolveu investir em uma das principais carências da época: centros que tivessem o mesmo nível das escolas de formação superior da Europa. Até então, as famílias abastadas mandavam os filhos para o velho continente para que voltassem de lá doutores. Assim, São Paulo pensou na sua universidade e optou pelo modelo alemão, que propunha foco na pesquisa e ensino com formação humanista. O objetivo deu certo: 91 anos depois, a USP é avaliada como a melhor universidade da América Latina e está entre as 100 melhores do mundo (85º).
A avaliação foi elaborada pela consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS), que elencou 416 instituições do continente. O resultado do 13º ranking QS Latin America & The Caribbean Ranking foi divulgado na última terça-feira, 13. A USP conseguiu a pontuação máxima em cinco de oito indicadores: reputação acadêmica, rede internacional de pesquisa, publicação por docente, professores com doutorado e impacto na web. Como dizia o educador Paulo Freire, “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.”
A USP também aparece entre as 100 melhores (85º lugar). “É, de certa forma, um certificado de qualidade, mostra a pujança do ensino superior brasileiro e faz com que a responsabilidade da USP seja ainda maior”, escreveu o reitor da universidade, Carlos Gilberto Carlotti Junior, no site da instituição.
No Brasil, também foram bem classificadas as universidades de Campinas (Unicamp), com o 3º lugar; a Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 8º; e do Estado de São Paulo (Unesp), em 10º. Em 2º lugar está a Pontifícia Universidade Católica do Chile. Clique aqui para ter acesso ao ranking completo (https://www.topuniversities.com/).