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Redação do Enem, parte 1: evite gírias e termos pomposos

Orientações podem ajudar o estudante a obter pontuação máxima (200 pontos) na primeira habilidade avaliada na prova federal

Por Lecticia Maggi
15 out 2012, 17h19
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  • A primeira competência avaliada na redação do Enem é o domínio do idioma. Na prática, isso significa que os examinadores querem medir a capacidade do estudante de diferenciar os registros oral e escrito da língua portuguesa.

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    Próximos capítulos do Microcurso de redação do Enem:

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    terça-feira: adequação ao tema proposto

    quarta-feira: como argumentar

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    quinta-feira: como apresentar propostas

    sexta-feira: redações nota 10 comentadas

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    Quando conversamos com amigos, nosso discurso muitas vezes é impreciso e fragmentado. O interlocutor compreende o que tentamos explicar graças ao contexto da conversa. Por exemplo: quando digo “Eu ‘tive’ lá ontem para resolver aquilo”, meu amigo provavelmente entenderá do que se trata porque conhece previamente o assunto. Sabe que fui a algum lugar (Eu fui a algum lugar…) para tratar de um assunto importante.

    Em uma redação, contudo, tudo ocorre de forma diversa. É preciso cuidar para que todas as informações estejam explicitadas no texto, uma vez que o leitor (o examinador do Enem, no caso) não tem dados prévios do assunto abordado pelo candidato e tampouco receberá informações adicionais. Neste caso então, mais correto seria dizer: “Eu fui ao cartório ontem para justificar minha ausência na votação do domingo.”

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    Por isso, na redação, o estudante deve ser absolutamento claro em relação à mensagem que pretende transmitir. “Não exija do corretor que lerá sua redação um esforço de interpretação acima do comum. Ele não pode adivinhar o que você está pensando”, diz o professor Francisco Platão Savioli, supervisor de língua portuguesa do Anglo Vestibulares.

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    Tendo em mente que a clareza é fundamental, professores ouvidos por VEJA oferecem orientação adicionais para a produção de um texto que obedeça também à norma padrão da língua portuguesa. Entre elas, estão: evite gírias, não tente escrever difícil e zele pela gramática. Seguindo essas orientações, são grandes as chances de o candidato obter pontuação máxima (200 pontos) na primeira habilidade avaliada na prova.

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