O fórum Amarelas ao Vivo, versão de palco das tradicionais Páginas Amarelas de VEJA, realiza sua terceira edição nesta terça-feira, 29. Com o tema “Educação: saber é poder”, a nova rodada de entrevistas ocorrerá no Teatro Santander, em São Paulo. As vendas dos ingressos estão encerradas. Entre os convidados estão o guru e líder espiritual Sri Prem Baba e o historiador Leandro Karnal.
O psicólogo paulistano Janderson Fernandes de Oliveira, de 52 anos, tornou-se Sri Prem Baba em 2002, três anos após uma viagem à Índia, onde conheceu um guru. Com cerca de 670.000 seguidores nas redes sociais, o líder espiritual comanda um centro de meditação e ioga na cidade indiana de Rishikesh e tem entre seus adeptos celebridades como Will Smith, Alessandra Ambrosio e Reynaldo Gianecchini, além de políticos como João Doria e Marconi Perillo. O guru conversará com a editora Ana Clara Costa a respeito de inteligência emocional em sala de aula
Já o historiador Leandro Karnal será entrevistado pelo redator-chefe Mauricio Lima sobre o porquê de o saber ser a única revolução. Professor doutor na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desde 1996, ele é especializado em história cultural, antropologia e filosofia. É autor dos livros História na sala de aula – conceitos, práticas e propostas e História dos Estados Unidos (Contexto).
Programação
Além das entrevistas de Sri Prem Baba e Leandro Karnal, o evento Amarelas ao Vivo abordará aspectos da educação com outros especialistas.
A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, falará ao redator-chefe Policarpo Junior sobre o desafio do conhecimento no STF.
A editora executiva Monica Weinberg conduzirá entrevista com a educadora e socióloga Maria Helena Guimarães de Castro, ex-secretaria-executiva do Ministério da Educação, sobre a necessidade de mudanças no ensino médio no Brasil. Já Denis Mizne, diretor-executivo da Fundação Lemann, falará ao redator-chefe Fábio Altman sobre os motivos pelos quais muitas reformas educacionais falham.
Os métodos revolucionários da educação finlandesa serão tema da entrevista da redatora-chefe Thaís Oyama com a secretária de educação de Helsinque, Marjo Kyllönen. Outra entrevistada do evento, a diretora de escola Flávia Rezek conversará com o colunista Ricardo Noblat sobre a sua experiência de excelência dentro de uma favela no Rio de Janeiro. No ano passado, ela foi vencedora do Prêmio Veja-se na categoria Educação.
Iberê Thenónio e Mariana Fulfaro, responsáveis pelo canal Manual do Mundo, serão entrevistados pelo editor Filipe Vilicic sobre os 10 milhões de alunos que assistem às suas aulas no YouTube. O engajamento da sociedade na causa do ensino será tema da conversa entre a colunista Dora Kramer com a CEO da Fundação Itaú Social, Angela Dannemann. Já o professor de ciência da computação da USP Marcelo Finger será entrevistado pelo editor Silvio Navarro a respeito de como a inteligência artificial vai mudar o ensino.
Edições anteriores
A primeira edição do fórum Amarelas ao Vivo, em novembro de 2017, teve dez nomes decisivos do país entrevistados por jornalistas de VEJA. A segunda, em abril, com outros dez convidados, abordou o impacto das fake news nas eleições, na economia e no país.
Os vídeos com as entrevistas estão disponíveis neste link.