A Apple perdeu 50% dos consumidores de iPhone em 2016 no Brasil, segundo dados divulgados no início do mês pela consultoria Counterpoint.
A parcela de mercado da empresa passou de 8,3% em 2015 para 3,8% no ano passado. “A crise econômica foi severa o suficiente para questionar se o Brasil iria permanecer como o maior mercado de smartphones da América Latina durante 2016”, explica a analista da consultoria, Tina Lu.
Apesar da recessão e do encolhimento das vendas do iPhone, a pesquisa aponta que o mercado de celulares cresceu 53% em 2016 no Brasil.
Na contramão da Apple, a Samsung aumentou as vendas de seus aparelhos. Em 2015, 40% dos smartphones adquiridos no Brasil eram da marca. Em 2016, essa participação passou para 46,7%.
A Alcatel foi outra marca que cresceu no país e atualmente possui 5,5% das vendas, superando a Apple. A LG perdeu 2,3% de mercado entre 2015 e 2016, mas segue vendendo 12,4% dos celulares comercializados no Brasil.
Os smartphones da Motorola representam 12,9% dos aparelhos vendidos em todo o país. Juntas, todas as outras marcas de celulares vendem 18,7%.
Segundo levantamento da IDC Brasil, o gasto médio com celulares no Brasil foi de 962,96 reais no terceiro trimestre do ano passado.
O iPhone 7, aparelho mais recente da Apple, custa a partir de 3.499 reais. O modelo mais barato à venda na loja de Apple no país, o iPhone SE, tem preço de 2.499 reais.