As vendas de tablets no terceiro trimestre deste ano somaram 1,8 milhão de unidades no Brasil, alta de 134% sobre o mesmo período de 2012, mas um recuo de 2% em comparação ao segundo trimestre de 2013, segundo dados da consultoria IDC.
Para o quarto trimestre, a expectativa dos analistas da consultoria é de que as vendas atinjam 2,6 milhões de unidades, o que levaria o segmento a fechar o ano com 7,9 milhões de aparelhos vendidos, representando alta de 142% em relação a 2012.
Leia também:
5 apps para migrar de vez para o smartphone
Enfim, a Nokia lança seu primeiro tablet
Conheça os cuidados antes de dar um tablet para seu filho
A projeção para 2014 é de que as vendas cresçam ao menos 36% sobre o ano anterior, para cerca de 10 milhões. No ano que vem, o setor enfrentará também a concorrência dos televisores, cujas vendas sobem em razão da Copa do Mundo.
Sobre a queda das vendas na comparação com o segundo trimestre, a IDC aponta que houve um alto volume pelo Dia das Mães. “O setor pode passar por um período de sazonalidade, assim como ocorre com o mercado de celulares”, aponta o gerente de pesquisas da consultoria, Bruno Freitas.
Entre os dispositivos vendidos, 95% foram comercializados com sistema operacional Android e 63% custaram menos do que 500 reais. Os tablets com preços entre 500 reais e 1000 reais representaram 22% das vendas. O preço médio dos aparelhos foi de 610 reais no terceiro trimestre, uma queda de 2% em termos nominais frente ao segundo trimestre deste ano e de 28% sobre igual período de 2012.
(Com Estadão Conteúdo)