Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Varejistas querem transformar a ‘Black Friday’ num hábito nacional

Lojas on-line se preparam para oferecer descontos de até 70% com o objetivo de estimular os consumidores a anteciparem as compras de Natal

Por Beatriz Ferrari
23 nov 2011, 06h44
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Os grandes varejistas on-line do país têm planos de instaurar a “Black Friday” como um hábito nacional. Tradicional nos Estados Unidos, a “sexta-feira negra”, logo após o Dia de Ação de Graças, é a data mais esperada pelos americanos para comprar eletrônicos e eletrodomésticos com descontos de até 80%. Colocar o dia no calendário de compras dos brasileiros foi uma ideia do empresário Pedro Eugênio, presidente do site Busca Descontos, que reúne cupons de descontos dos principais varejistas do Brasil. No ano passado, 15 dos maiores parceiros do site, como Walmart, Americanas.com e Netshoes participaram da ação e movimentaram três milhões de reais em um único dia – um volume que normalmente correspondia a três meses de operação do Busca Descontos. Neste ano, Eugênio espera atrair 80 companhias de e-commerce nacional e movimentar 15 milhões de reais.

    Publicidade

    Nesta sexta-feira, a partir de meia-noite, os consumidores previamente cadastrados no Busca Descontos poderão comprar produtos – sobretudo eletrônicos, eletrodomésticos, calçados e livros – por preços de 30% a 70% menores. Além das lojas já participaram da ação em 2010, juntam-se agora varejistas do porte do Maganize Luiza e Netshoes, além da operadora de turismo CVC e alguns sites de compras coletivas.

    Publicidade

    Leia mais:

    Leia mais: Guia de compras de Natal na web

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    um natal mais modesto

    Contudo, Pedro Eugênio garante que a empresa terá mais estrutura para impedir que a Black Friday decepcione os clientes. “As lojas aprenderam com a experiência e captaram a essência do negócio. Elas sabem que agora é hora de limpar estoque e aproveitar para fidelizar o consumidor”, explica. Para tornar as ofertas mais convidativas, o empresário exigiu dos participantes descontos de, no mínimo, 30%. Além disso, cada promoção poderá ser avaliada pelos consumidores. Eugênio, no entanto, não promete fazer milagres. “É claro que não dá para comparar os preços daqui com os dos EUA. Afinal, nós temos o custo-Brasil. Mas alguém tinha que começar essa experiência”, afirma.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.