Os bancos de investimento de Wall Street terão de arcar com multas bilionárias por não monitorarem os funcionários no uso de aplicativos de comunicação não autorizados. A multa dos cinco maiores bancos – Citigroup, Bank of America, Goldman Sachs, Morgan Stanley, JPMorgan Chase – pode somar 1 bilhão de dólares, caso o valor da multa aplicada seja o mesmo para todos, segundo reportagem da Bloomberg.
Por lidarem com informações sigilosas, as empresas financeiras são obrigadas a monitorar a comunicação dos funcionários, mas, com a pandemia da Covid-19 e o trabalho home office, controlar o uso de aplicativos de mensagens se tornou uma tarefa difícil.
Em dezembro do ano passado, os órgãos reguladores do mercado financeiro – a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) e a Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) – multaram o JPMorgan em 200 milhões de dólares após constatar que funcionários de alto-escalão utilizaram WhatsApp e e-mail pessoal para trabalhar. Agora, os demais bancos tentam avançar em conversas com os reguladores para pagarem um valor semelhante. Em 2006, o Morgan Stanley foi multado em mais de 15 milhões de dólares por uma falha na preservação dos e-mails. Dessa vez, o banco já informou na última semana que espera pagar o mesmo valor do JPMorgan.