Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Uber busca aval para retomar testes de carro autônomo na Pensilvânia

Em junho, a empresa interrompeu seus testes após um acidente fatal; o veículo autônomo ignorou a pedestre e a atropelou

Por Reuters
5 nov 2018, 13h10
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Uber solicitou na última sexta-feira permissão do estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos, para reiniciar os testes de carros autônomos em estradas públicas, sete meses depois que a companhia suspendeu os testes na esteira de um acidente fatal no Arizona.

    A empresa divulgou um comunicado para a Administração de Segurança de Tráfego em Estradas dos Estados Unidos dizendo que pretende reiniciar os testes com dois empregados nos bancos dianteiros, habilitar um sistema de freios durante todo o tempo e monitorar a segurança dos passageiros de forma mais rígida.

    Em junho, a polícia de Tempe, no Arizona, disse que a motorista do carro autônomo da Uber estava distraída e assistindo a um programa de TV em seu telefone momentos antes do automóvel atropelar e matar um pedestre que estava atravessando a rua. As autoridades classificaram o acidente como “totalmente evitável”.

    O acidente foi a primeira morte atribuída a um carro autônomo e foi visto como um revés significativo para a indústria, que se apressa para lançar os veículos para uso comercial.

    O executivo-chefe da Uber, Dara Khosrowshahi, disse no comunicado que a empresa “vai voltar à estrada somente quando implementar processos melhorados”.

    Continua após a publicidade

    A Uber diz que agora possui monitoramento em tempo real dos motoristas, que define limites para a “jornada de trabalho” dos funcionários e que melhorou o treinamento oferecido.

    Na época do acidente, o Departamento de Transporte da Pensilvânia disse que estava emitindo novas diretrizes e pedindo que empresas submetam detalhes sobre os testes. O estado disse que também vai passar a conceder uma “carta de autorização” – a Uber disse que não vai colocar carros na rua até que recebe o aval.

    Em agosto deste ano, a Toyota anunciou que iria investir cerca de 500 milhões de dólares como parte de um acordo de cooperação com a Uber para produzir veículos autônomos em massa. As empresas querem elevar o transporte autônomo a um serviço de mobilidade em grande escala.

    Continua após a publicidade

    A tecnologia das duas empresas se integrará em veículos Toyota especialmente desenhados e se implementará na plataforma Uber, com o lançamento do primeiro piloto para 2021.

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.