Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Tesla ultrapassa Toyota e se torna a montadora mais valiosa do mundo

A fabricante de carros elétricos fundada há uma década por Elon Musk vale hoje cerca de 205 bilhões de dólares, US$ 5 bi a mais que o grupo japonês

Por Alexandre Salvador Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 1 jul 2020, 14h10 - Publicado em 1 jul 2020, 12h07
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Tesla carro elétrico
     (Yichuan Cao/NurPhoto/Getty Images)

    Na semana em que a Tesla, a mais bem sucedida montadora de carros elétricos do mundo, comemora 10 anos de fundação, a empresa atingiu um marco inquestionável de seu sucesso. Nesta quarta-feira, 1º, a empresa criada pelo sul-africano Elon Musk ultrapassou a japonesa Toyota em valor de mercado e tornou-se a fabricante de automóveis mais valiosa do planeta.

    Publicidade

    As ações da montadora sediada na Califórnia atingiram o valor de 1 100 dólares nesta quarta – há doze meses, cada papel da Tesla era negociado a 230 dólares –, capitalização que totaliza 205 bilhões de dólares em valor de mercado. A Toyota, por sua vez, teve seus papéis avaliados na bolsa japonesa em 6 656 ienes, caindo 1,5% nesta quarta. Somadas as ações, o valor da companhia seria de 200 bilhões de dólares.

    Publicidade

    Segundo a consultoria Sentieo, se incluído o valor das dívidas em nome de cada uma das empresas, o grupo japonês ainda vale mais que a Tesla (248 bilhões para a Toyota e 207 bi da montadora americana). Em número de carros produzidos por ano, a tradicional marca também supera a rival “novata”: são 10 milhões de novos automóveis colocados nas ruas todos os anos – atrás apenas do grupo Volkswagen –, frente a apenas 365 000 Teslas fabricados em 2019.

    ASSINE VEJA

    Wassef: ‘Fiz para proteger o presidente’
    Wassef: ‘Fiz para proteger o presidente’ Leia nesta edição: entrevista exclusiva com o advogado que escondeu Fabrício Queiroz, a estabilização no número de mortes por Covid-19 no Brasil e os novos caminhos para a educação ()
    Clique e Assine

    De acordo com o jornal Financial Times, um funcionário da Tesla próximo a Elon Musk comparou o feito de superar a Toyota ao momento em que a Amazon ultrapassou a rede supermercadista Walmart em valor de mercado, no ano de 2015. Na última terça, o CEO da montadora, também fundador da SpaceX, comemorou o rompimento da fronteira dos 200 bilhões com um comentário no Twitter (abaixo).

    Publicidade

    Apesar do otimismo causado pela valorização da empresa, o jogo não está ganho para a Tesla. Apesar de estimar o crescimento da produção anual para 500 000 unidades em 2020, a montadora ainda não é totalmente lucrativa para seus acionistas. Se os ganhos igualarem os gastos neste trimestre, será o primeiro nos últimos doze meses em que a companhia consegue zerar seu custo.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.