Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Ricardo Eletro faz nascer 2ª maior rede de lojas do país

O varejo brasileiro ganhou nesta segunda-feira mais uma fusão de peso. A mineira Ricardo Eletro – terceira maior rede do país – se uniu à Insinuante, com sede na Bahia e líder no Nordeste, fazendo nascer a segunda maior empresa de eletroeletrônicos e móveis do país, com faturamento estimado em cerca de 5 bilhões de […]

Por Da Redação
29 mar 2010, 09h02
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O varejo brasileiro ganhou nesta segunda-feira mais uma fusão de peso. A mineira Ricardo Eletro – terceira maior rede do país – se uniu à Insinuante, com sede na Bahia e líder no Nordeste, fazendo nascer a segunda maior empresa de eletroeletrônicos e móveis do país, com faturamento estimado em cerca de 5 bilhões de reais. O novo grupo ultrapassa o Magazine Luiza, ficando atrás apenas da gigante formada pela união de Pão de Açúcar, Ponto Frio e Casas Bahia.

    Publicidade

    A nova holding Máquina de Vendas terá mais de 520 lojas em 200 cidades brasileiras. Em comunicado divulgados pelas empresas, elas salientam que a meta do novo grupo é dobrar de tamanho em quatro anos, chegando a um faturamento anual de 10 bilhôes de reais. “Apenas esse ano, a holding irá inaugurar 50 novas lojas, inclusive em regiões em que as duas marcas ainda não estão presentes”, disse Ricardo Nunes, presidente da Ricardo Eletro.

    Publicidade

    A nova empresa terá gestão compartilhada entre os sócios e mais de 500 lojas, distribuídas em 19 estados. A estratégia do novo grupo é ganhar terreno no Rio de Janeiro e em São Paulo. Diante das dificuldades para selar o acordo, pessoas envolvidas no negócio chegaram a batizar a operação de “Tio Patinhas”, em alusão ao personagem linha-dura de Walt Disney.

    Concorrente de peso – Nos últimos anos, as duas redes travavam uma disputa pesada na região Nordeste, grande filão de crescimento do consumo do país. A rede Insinuante, que esteve no páreo para comprar o Ponto Frio – adquirido na metade do ano passado pelo Grupo Pão de Açúcar – teria visto na união com Ricardo Eletro uma forma de rebater o avanço do próprio Pão de Açúcar.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Com o crescimento do poder de consumo da classe C, concentrada especialmente na região Nordeste, as redes regionais tendem a se fortalecer para brigar por esse consumidor emergente e fazer frente ao megaconglomerado formado por Pão de Açúcar e Casas Bahia.

    (Com Agência Estado)

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.