Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Quem são os bilionários russos atingidos por sanções do Reino Unido

Boris Johnson anunciou congelamento de recursos de cinco bancos e de três empresários que são próximos ao presidente Vladimir Putin

Por Larissa Quintino Atualizado em 22 fev 2022, 17h17 - Publicado em 22 fev 2022, 11h31
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Primeiro ministro britânico, Boris Johnson: vetado pelo Kremlin em solo russo devido às sanções impostas ao país
    O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson - (Jeff J Mitchell/Getty Images)

    O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou nesta terça-feira, 22, sanções a cinco bancos e três bilionários russos. Com a decisão, esses ativos ficam bloqueados para movimentação no Reino Unido. “Quaisquer bens que eles detenham no Reino Unido serão congelados, os indivíduos em questão serão proibidos de viajar para cá e proibiremos todos os indivíduos e entidades do Reino Unido de negociar com eles”, disse o premiê ao parlamento britânico.

    Entre os bancos bloqueados estão Rossiya, IS Bank, General Bank, Promsvyazbank e o Black Sea Bank. Já as pessoas que enfrentam sanções são os empresários Gennady Timchenko, Igor Rotenberg e Boris Rotenberg. 

    Em comum, além de fortunas avaliadas em bilhões de dólares, os russos têm relações pessoais com o presidente Vladimir Putin e já sofreram sanções em 2014, durante o conflito da Criméia, que também envolveu a Ucrânia.

    Timchenko, de 69 anos, tem uma fortuna avaliada em 18 bilhões de dólares e é a 105ª pessoa mais rica do mundo, segundo o ranking da Bloomberg. O empresário controla o Volga Group, que investe em energia, transporte e construção. Suas maiores participações incluem 23,5% da produtora de gás de capital aberto Novatek e 14,5% da fabricante de produtos químicos Sibur. A Novatek é responsável por cerca de 10% da produção de gás natural da Rússia. Além disso, ele preside a liga nacional russa de hóquei no gelo, a KHL, e é presidente do SKA Saint-Petersburg Hockey Club.

    Continua após a publicidade

    Boris Rotenberg, com fortuna de 1,2 bilhão de dólares segundo a revista Forbes, é proprietário do banco de investimento russo SMP Bank. Em 2014, foi atingido pelas sanções americanas. Na ocasião, o Tesouro dos EUA alegou que Putin havia concedido bilhões de dólares a ele e seu irmão, Arkady  Rotenberg, em contratos com a Gazprom e para a Olimpíada de Sochi. Igor Rotenberg é sobrinho de Boris e foi sócio dos negócios do pai e do tio. Hoje, o empresário, com fortuna calculada em 1,1 bilhão de dólares, controla a empresa de perfuração Gazprom Bureniye.

    Sanções

    Segundo o premiê britânico, o bloqueio de bens dos bilionários e bancos russos é “a primeira parcela, a primeira barragem, do que estamos preparados para fazer”. Ao parlamento, ele afirmou ter mais sanções em prontidão, a serem implantadas ao lado dos Estados Unidos e da União Europeia, se a situação se agravar ainda mais.

    A ação de Johnson já havia sido ventilada por ele próprio no último sábado, durante discurso na Conferência de Segurança de Munique,  o premiê afirmou que, caso houvesse avanço de Moscou sobre Kiev, o governo britânico tomaria sanções com o objetivo de bloquear o acesso de grandes empresas russas ao mercado financeiro de Londres.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.